Você já conhece o Marketing de Influência? Gostaria de saber o que significa e para que serve? Trouxemos então esse conteúdo de bastante relevância para a internet e as plataformas digitais.
O Marketing de Influência é uma estratégia utilizada a partir de influenciadores digitais. O funcionamento se dá mais ou menos da seguinte maneira: uma determinada empresa ou marca procura um influenciador digital e contrata seus serviços.
A partir de então, esse influenciador contratado irá propagar os produtos da empresa entre seus seguidores e sua audiência do meio digital. Conforme a divulgação acontece, a empresa e/ou marca recebe também a reputação do influenciador contratado.
Como é feito o Marketing de Influência
Como já foi dito acima, ele é feito a partir da contratação dos influenciadores digitais para que divulguem a marca da empresa contratante. Para tanto, as empresas vão atrás de influenciadores engajados.
Devido a isso, vamos desvendar um mito sobre a quantidade de seguidores dos perfis: hoje em dia já existem formas de saber a quantidade de seguidores reais e a quantidade de seguidores robôs. Portanto, não interessa muito que o perfil de um influenciador tenha altos números de seguidores, justamente por que isso pode não significar nada.
O interessante para a empresa contratante é que o perfil tenha bastante engajamento no quesito de muitos comentários, muitas marcações referenciando aquele perfil.
Vamos a um exemplo. Podemos classificar alguns tipos de influenciadores: os “mega influenciadores” que são perfis que tem o número de seguidores entre 100 mil e 1 milhão; e os “macro influenciadores” que são perfis que registram número de seguidores acima de 1 milhão. Geralmente esses são perfis de celebridades.
No caso, uma celebridade enquanto “mega” ou “macro” influenciador pode ser contratado para fazer propaganda de determinada empresa, a fim de que ele transfira toda a sua influência e credibilidade para a imagem dessa empresa que o contratou.
A partir disso, o nome dado ao que é gerado se chama “Awareness”, que significa reconhecimento. Esse é o principal objetivo do Marketing por Influência.