O empreendedorismo online está em uma crescente nos últimos tempos, justamente por oferecer boas oportunidades de ganhos, com a flexibilização de horários e locais onde se pode trabalhar.
Ele é o Eldorado para quem acorda todos os dias, ao despertar do alarme, pensando em como seria maravilhoso poder ser dono do próprio negócio, fazer a própria rotina e, quem sabe, trabalhar em casa. É buscando esse sonho que muita gente tem se lançado no digital, tentando empreender.
No entanto, apesar de ser democrático e abrir espaço para que pessoas de diversos perfis possam empreender, o marketing online não é tão simplório quanto fizeram parecer durante um período. Há toda uma teoria embasada nesse segmento, que é determinante para o sucesso da empreitada digital.
Os pilares do empreendedorismo online
Tirar foto de um produto, fazer uma descrição simples e colocar na internet não basta para quem deseja se destacar no empreendedorismo online. Considerando a premissa desse trabalho, você precisa se dedicar com muito mais profundidade para conquistar o mundo online. Ou, será apenas mais um vendedor pontual, que tem um pinga-pinga de vendas de vez em quando.
Dessa maneira, vale a pena assumir que o empreendedorismo online é composto por etapas, sendo elas:
- A de conhecer e compreender o seu público-alvo, para poder produzir conteúdos que realmente o impactem;
- Criar e oferecer algo que lhes traga interesse, para orientar a produção mais assertiva, reduzir custos e ter mais efetividade no trabalho;
- Alimentar a percepção positiva de valor que o seu público tem sobre a sua marca e o seu produto, por meio da interação;
- Mensurar e metrificar os resultados obtidos, para orientar a sua estratégia e alcançar os objetivos propostos.
Pesquisa e compreensão
Quem é o seu público-alvo? Para quem você vende? Quais suas dores? Os seus desejos? O que o afeta? Por onde ele terá contato com o que você oferece?
Essas perguntas são essenciais para te ajudar a compreender para quem você precisa se dedicar. Inclusive, elas vão te orientar na criação de uma persona que afete o público e garanta a aproximação da sua estratégia com o mercado.
Vale a pena se aprofundar em ferramentas de análise, como o Google Analytics e o Facebook Insights, que são verdadeiros aliados para o seu planejamento de vendas.
Produção e oferta
Após conhecer o seu público e compreendê-lo com mais exatidão, chegou a hora de produzir conteúdos que o impacte. É por meio deles que você irá criar as bases para a sua oferta. Lembre-se: o varejo online tem um plus em comparação com o varejo físico. Nele, é necessário que você capte o interesse do cliente com algo mais do que o apelo promocional.
Ferramentas de SEO, inbound marketing e conteúdo digital são essenciais para poder montar uma estratégia coerente de atração e vendas.
Interação e percepção
Depois de colocar seu produto online e realizar um bom trabalho de captação de leads, é hora de alimentá-los. Isso é feito por meio da interação constante com o público. Pode ser via redes sociais, perguntas, anúncios patrocinados. O que vale, é que você esteja em contato com os interessados. Mas, é claro, não de qualquer jeito.
O que você deve buscar é melhorar e solidificar a percepção positiva do público diante da sua oferta. Levá-los a se interessar pela sua marca como um todo e ter uma avaliação final satisfatória. Essas são as bases para fidelização.
Mensuração e métrica
Seu trabalho não acaba quando a venda é convertida. Aliás, esse é apenas mais um indicador se o seu trabalho no empreendedorismo online foi bem executado.
Chegou a hora de mensurar os seus resultados e criar uma métrica de apoio. Quanto foi vendido? A que margem? Qual estratégia trouxe mais resultados? O que afetou o seu público?
Ainda há espaço para ganhar dinheiro na internet?
Imagine um infinito de possibilidades: essa é a internet. São milhões de pessoas conectadas, em busca de algo que lhes seja válido. É por isso que empreender digitalmente é altamente vantajoso. Você tem a oportunidade de vender absolutamente qualquer coisa, desde os produtos mais originais, até os serviços mais requisitados.
Mas, da mesma forma que você pensa isso, seu concorrente também chegou a essa conclusão. Portanto, se destacar é preciso, ainda mais em um mar onde a oportunidade de dar braçadas é a mesma para todo mundo. Quem souber uma técnica diferente ou for preparado por um treinador melhor, vai conquistar o pódio muito mais rapidamente e com muito mais facilidade.
O Flavio Muniz te ensina tudo sobre empreendedorismo online!
Reconhecer a importância e a legitimidade do empreendedorismo online é o primeiro passo para sair na frente dos concorrentes. E, nesse sentido, Flavio Muniz será capaz de te ajudar a compreender – e vencer – os maiores desafios de sua carreira no segmento online.
Especialista em técnicas de vendas e marketing digital, com ênfase em estratégias que garantem mais sucesso para o negócio, seus ensinamentos serão essenciais para que você consiga se destacar no mercado e se tornar um verdadeiro campeão! Conheça mais sobre ele em seu canal do YouTube!