Porto Alegre é um município incrível que fica no Rio Grande do Sul. E no dia 23/09/2017, o professor Flávio Muniz, especialista em marketing digital, teve a oportunidade de ministrar um excelente curso de marketing digital nessa maravilhosa cidade.
O curso foi o de Redes sociais com ênfase em marketing digital, ele foi dividido em diversas partes para mostrar como o marketing digital funciona e o poder que ele tem.
Ementa
Introdução as Redes Sociais –(MÓDULO 01)
O que são Redes Sociais
Diferenças redes sociais x mídias sociais
O relacionamento pessoal nas Redes Sociais
O relacionamento comercial nas Redes Sociais
Cronologia das Redes Sociais até os dias de hoje
Estratégias recomendadas para cada rede
A importância das Redes Sociais no mercado
Estatísticas sobre o uso das Redes Sociais no Brasil
Gestão de Crises e Conflitos nas mídias sociais
Glossário (termos utilizados com frequência)
Conceito de Redes Sociais (MÓDULO 02)
Relacionamento > Engajamento
Brand Lovers (amantes da marca)
Brand Advocates (Os defensores da marca)
Relevância
Impacto X Conversão
Viralização
Transparência
Planejamento > Alinhamento
Marketing Digital – Dicas Valiosas nas Redes Sociais (MÓDULO 03)
Estratégias de Marketing nas Redes Sociais
Instagram Marketing
Facebook – Criação de Imagens Eficazes para Venda
Facebook Ads – Patrocinando campanhas de Sucesso!
Twitter – SAC 2.0 e o Advento do Periscope
Snap Chat – Engajando “Brand Lovers”
Snap Chat x Instagram Stories
Google Plus como ferramenta de SEO
Blog – Por que nada substitui o que é “seu”
SEO – Seu site no topo do Google com ajuda das Redes Sociais
Dúvidas, considerações Finais
O Marketing Digital é essencial para o sucesso de qualquer empresa
O marketing digital é infinitamente mais acessível do que os métodos tradicionais de marketing off-line. Uma campanha de e-mail ou de redes sociais, por exemplo, é capaz de atingir um público muito maior do que um comercial na televisão, por um preço muito mais baixo.
Mas um dos principais benefícios de realizar seu marketing digitalmente é a facilidade com que os resultados podem ser rastreados e monitorados. Ao invés de conduzir uma pesquisa e realizar análises, você pode simplesmente visualizar de forma rápida os seus resultados, e medir o sucesso de sua campanha de marketing em tempo real, permitindo que você melhore a sua campanha na próxima vez.
O que é o marketing de redes sociais?
O marketing de redes sociais é o processo de promoção de um produto ou serviço que é feito pelos canais de mídia social. Em geral, existem duas maneiras de realizar uma campanha de marketing de redes sociais.
O primeiro caminho é gratuito e tem haver com a construção de seguidores , fãs ou conexões compartilhando conteúdo útil, e geralmente envolvendo seus usuários.
O segundo caminho é através de publicidade paga. Você pode usar os anúncios do Facebook, o Google Adwords ou as contas promovidas pelo Twitter para anunciar seus produtos ou serviços no Facebook, no Google+ e no Twitter, respectivamente.
O que inclui uma típica campanha de marketing digital?
Embora os componentes do marketing digital sejam muitos, uma campanha típica inclui itens “padrões”. É muito comum ver uma campanha promocional com:
Search Engine Marketing – Ou através de estratégia de conteúdo e SEO ou através de Publicidade de Pesquisa paga (Adwords)
Promoções de redes sociais – publicidade paga no Facebook, promoção no Twitter, Pinterest e Google+.
Promoções do mercado móvel – Desenvolvimento de aplicativos nativos e envio para o Google Play e Apple Store
Email marketing – Promoção de produtos ou serviços através de campanhas de marketing por e-mail