Consultoria em Marketing Digital preço - Quanto custa uma consultoria de marketing digital

Consultoria em Marketing Digital preço – Quanto custa uma consultoria de marketing digital

O marketing digital pode ser considerado uma área consideravelmente recente nas empresas, mas que exige profissionais com qualificações específicas para que crie uma imagem para a marca no meio digital. Até mesmo para aqueles que procuram criar um espaço na internet, pode ser uma especialidade desconhecida.

Dessa maneira, o consultor de marketing digital se torna necessário para que as decisões tomadas nesse ramo sejam orientadas, além de quais investimentos fazer voltados para isso. Para encontrar esses profissionais qualificados, é importante estar disposto a fazer investimentos de capital.

Resultados reais somente são alcançados através de estratégias sólidas. É claro que os preços para os serviços de consultoria nunca são os mesmos, principalmente porque depende da complexidade do serviço desejado. O marketing é adaptado para a demanda de cada cliente e isso deve ser avaliado com cuidado.

O que faz um consultor de marketing digital?

Consultoria de marketing digitalO principal papel do consultor de marketing digital é criar estratégias sólidas para ações de marketing online, podendo também ser offline dependendo da necessidade da empresa em questão. Seus atos devem estar focados em trazer um retorno para a marca nas mídias digitais, de maneira que a exposição do nome seja ainda maior.

O serviço de consultoria diz respeito ao suporte em que esse profissional irá dar para a organização que busca pelo seu conhecimento. Tal suporte é voltado para ao auxílio de entendimento e definição de ações alternativas no mercado digital e em suas publicações online. Por meio das opções disponíveis, os custos e as maneiras de adotá-las também devem ser consideradas, para que o resultado desejado seja alcançado com mais facilidade.

Assim, o consultor deve avaliar como está a situação da presença da empresa nas mídias digitais e criar um tipo de diagnóstico. A partir disso, ele irá criar um plano de marketing com os principais pontos em que a empresa deve melhorar para que o seu retorno aumente da maneira mais rápida possível. Essas ações a serem tomadas são detalhadas e devem ser seguidas com atenção.

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Para saber se o profissional que a sua empresa está contratando é realmente qualificado, basta ficar atento a formação dele. É interessante que ele tenha ensino superior, como publicidade, ou administração, ou quaisquer áreas afins. Mas também tenha conhecimento em SEO, mídias sociais, análise de tráfego, entre outros.

O consultor de marketing digital Flávio Muniz, é Profissional de Marketing, Consultor SEO e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) – 2013 e UCLA (Los Angeles) 2015.

Como funciona o plano de marketing digital em uma consultoria?

marketing digitalO plano de marketing digital pode ser encarado como um roteiro para ser seguido pelo consultor assim que é contratado pela empresa. São passos aparentemente simples que devem ser seguidos caso queira que a marca em questão tenha uma presença maior no mercado digital.

Inicialmente o consultor busca saber o objetivo do cliente com a contratação, qual a necessidade dele. Em seguida, o profissional busca fazer uma breve análise da situação atual da empresa no meio digital, ou seja, quais os meios que ela já possui e que podem ser melhor explorados no futuro. Também é preciso fazer uma verificação da concorrência e quais palavras-chave podem ser posicionadas nos mecanismos de busca.

Com isso em mente, uma pequena verificação é feita pelo consultor da dificuldade de alcançar o objetivo da empresa. Por fim, mas não menos importante, ele verifica o orçamento disponível que a marca tem para investir o seu nome. Claro, quanto maior for esse orçamento, melhor serão os resultados, pois a gama de estratégias disponíveis aumenta consideravelmente.

Dessa maneira, o plano geral está começando a ser desmembrado pelo consultor. Mas nos próximos momentos ele terá um foco maior em analisar a concorrência, isso porque ele deverá verificar quais os diferenciais que ela possui e quais os meios que ela adota para se destacar. Pois o principal interesse é estar em maior evidência do que as outras empresas.

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Além disso, é importantíssimo que o consultor esteja atento ao comportamento do mercado digital. Quais tipos de palavra-chave são mais procurados pelos usuários, em que os clientes do ramo estão interessados no momento, o que fazer para alcançar a necessidade desses possíveis interessados na marca, onde costumam gastar o maior tempo de navegação online, entre outros.

Estabelecer as metas e estratégias para cada empresa demanda tempo e dedicação por meio do profissional. Caso ele tenha qualificação e criatividade, o objetivo pode ser alcançado em poucas semanas, ou meses. No entanto, nem todas as empresas sabem qual o melhor momento para se contratar o serviços de um consultor de marketing digital, se você faz parte de uma dessas, fique atento as próximas informações.

Qual o melhor momento para contratar os serviços de uma consultoria em marketing digital?

 

Geralmente o melhor momento para se contratar uma consultoria de marketing é quando as vendas estão relativamente baixas. Caso os resultados das metas da empresa estejam relativamente menores do que costumam ser, o consultor de marketing poderá indicar estratégias para incentivar o público a aumentar o consumo dos produtos da marca.

Caso a concorrência da empresa esteja muito grande, é importante aumentar a visibilidade e a influencia nos consumidores através do marketing digital, considerando que este é o meio que mais está inserido entre as pessoas. Dessa maneira, o consultor de marketing irá trabalhar para que os clientes sempre lembrem da sua empresa primeiro ao pensar no seu tipo de atuação.

Além disso, uma consultoria pode ser necessária quanto o tráfego do seu site não está satisfatório. A visibilidade online de uma marca é extremamente importante, isso porque quando mais conhecida a sua empresa for, mais clientes irão ser atraídos. O consultor irá descobrir o porquê de as pessoas não estarem encontrando o seu site. Dessa maneira, as oportunidades de venda irão aumentar consideravelmente.

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O consultor de marketing digital irá encontrar os problemas em evidencia da sua empresa frente ao mercado. Não irá utilizar de estratégias somente porque outras marcas estão usando, irá identificar as melhores saídas frente as necessidades da marca, de forma que elas sejam as mais promissoras e adequadas referente a demanda em questão.

Por fim, o consultor pode identificar quais os clientes em potencial. Após identificar o comportamento do consumidor nos meios digitais, ele pode atrair aqueles que irão trazer mais tráfego e, consequente, lucro para a sua empresa. Pois, através disso, o público da sua marca estará mais direcionado e seus resultados serão melhores.

Quais os serviços de consultoria em marketing digital que podem ser contratados?

O consultor está sempre presente dentro da empresa, bem ao lado do gestor. Isso porque é importante que ele conheça a maneira em que a equipe de funcionários atua em suas atividades. Dessa forma, ele poderá identificar aquilo que devem ser capacitados para que o conteúdo digital seja produzido e publicado com bastante qualidade e que chame a atenção do público.

Alguns problemas mais comuns que o consultor pode identificar nas empresas: o site da marca nunca é encontrado nos buscadores, a empresa recebe muitas críticas online, o site raramente incentiva a venda dos produtos ou até mesmo não saber por onde começar a divulgação no meio digital. Frente a isso, o consultor pode realizar diversos serviços, sendo eles:

  • Planejamento para a web, mídias sociais e e-commerce;
  • Estratégia de conteúdo, de SEO e de métricas de resultado;
  • Marketing interativo e viral;
  • Estratégia de monitoramento das mídias digitais e do site da empresa;
  • Planejamento maior da comunicação digital e das publicações nas mídias digitais.

Os serviços prestados não necessariamente precisam ser utilizados em sequência ou todos de uma vez, visto que dependem do diagnóstico de problemas de marketing da empresa que contratou o serviço. No entanto, mesmo que alguns dos pontos não estejam deficientes, é importante ter um profissional de qualidade colocando as estratégias em prática.

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Com esses serviços sendo executados em conjunto, a possibilidade de crescimento e inserção do nome da marca nos meios de mídia digital e o sucesso das estratégias é extremamente alta. A tendência é que os custos de investimento diminuam com a consolidação do nome da empresa frente aos clientes e que os resultados aumentem cada vez mais.

Serviços amadores ou de pouca qualificação e experiência não são incentivados, principalmente em empresas de menor porte, visto que o nome não é tão conhecido. Qualquer erro na divulgação online pode acarretar consequências difíceis de reverter, e que pode significar um gasto ainda maior no futuro. O preço da consultoria deve ser analisado com atenção e cuidado.

Consultoria Marketing Digital Preço

Consultoria de Marketing Digital preçoComo dito anteriormente, o trabalho do consultor de marketing digital depende da necessidade atual da empresa. Após fazer o plano de marketing a ser executado, o profissional irá verificar algumas variáveis que irão interferir no preço. Geralmente o que é levado em conta são: a quantidade de horas de trabalho do consultor, quais os profissionais que serão alocados no projeto e, por fim, qual o valor dos benefícios que esse projeto irá acarretar para o cliente.

Consultores iniciantes de Marketing Digital e sem experiência costumam praticar os chamados “valores iscas”. Mas tome cuidado, tudo que é barato pode custar caro, e o pior, te frustrar e não trazer retorno algum. Portanto ao contratar uma Consultoria em Marketing Digital de peso, com autoridade você deve investir a partir de R$5000,00. Este preço pode variar em de R$5000,00 iniciais até R$100 mil reais dependendo da complexidade do serviço.

O projeto de marketing pode exigir a alocação dos seguintes profissionais, podendo variar conforme a necessidade da empresa: gerente do projeto, líder do projeto, analista inbound, designer, editor ou coordenador de conteúdo, redator, analista de SEO, analista de web analytics e programador. A estimativa de quanto será cobrado pelo serviço completo, pode ser dividido em formas de mensalidade, de acordo com a empresa de consultoria em marketing que foi contratada.

Pode ser que antes de começar o serviço, o consultor peça um valor de adiantamento, podendo ser igual ou diferente do valor das mensalidades. Este é chamado de valor do set-up, que é repassado para o consultor logo após a assinatura do contrato com o todo o plano de marketing estabelecido frente a demanda.

É possível que ocorra alguns valores variáveis durante os meses em que o consultor irá realizar o seu serviço, mas isso geralmente é colocado no contrato e combinado anteriormente com o cliente, pois necessita-se dessa autorização prévia para tarefas pontuais. O contrato pode variar de seis a doze meses, mas pode ser renovado dependendo da necessidade, visto que para os trabalhos de consultoria de marketing digital trazerem o resultado esperado demanda um tempo maior. Somente não é renovado caso uma das partes expresse o contrário.

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Juntamente com os gastos da consultoria, a empresa também deverá fazer investimentos com terceiros, principalmente com as compras de mídia. Essas compras de mídia se tratam de links patrocinados para propagandas no Google, Facebook, Instagram, entre outros. Há custos também com plataforma de inbound marketing e outros custos semelhantes.

Referente aos outros custos, podem incluir o valor da hospedagem do site da marca, com um endereço exclusivo; plataforma de e-commerce, principalmente para aqueles que tem produtos a serem vendidos; e plataforma de e-mail marketing, para fazer com que os clientes se fidelizem. Tudo depende da necessidade atual.

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