O marketing digital pode ser considerado uma área consideravelmente recente nas empresas, mas que exige profissionais com qualificações específicas para que crie uma imagem para a marca no meio digital. Até mesmo para aqueles que procuram criar um espaço na internet, pode ser uma especialidade desconhecida.
Com o recente crescimento do impacto virtual na rotina das pessoas, o marketing digital passou a ser peça fundamental no planejamento e ações de marcas e empresas que visam aumentar o seu alcance de novos clientes.
O avanço da tecnologia e das mídias sociais exige que as empresas se adaptem cada vez mais rápido às novas tendências digitais e, com isso, o papel da consultoria em marketing digital foi ganhando destaque com o passar do tempo e estudos na área.
Dessa maneira, o consultor de marketing digital se torna necessário para que as decisões tomadas nesse ramo sejam orientadas, pensando de maneira crítica em quais investimentos fazer voltados para aumentar o impacto digital de uma marca ou produto. Para encontrar esses profissionais qualificados, é importante estar disposto a fazer investimentos de capital, pois para alcançar um patamar de qualidade é necessário investimento de tempo e estudo por parte do consultor.
Resultados reais somente são alcançados através de estratégias sólidas. É claro que os preços para os serviços de consultoria nunca são os mesmos, principalmente porque depende da complexidade do serviço desejado. O marketing é adaptado para a demanda de cada cliente e isso deve ser avaliado com cuidado.
Ainda tem dúvidas? Podemos esclarecer melhor o trabalho do consultor de marketing digital como um todo através desse material preparado com base em anos de experiência de Flávio Muniz e equipe da Agência Espalhando Marketing Digital.
O QUE FAZ UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL?
O principal papel do consultor de marketing digital é criar estratégias sólidas para ações de marketing online, podendo também ser offline dependendo da necessidade da empresa em questão. Esse trabalho é focado na especificidade de cada cliente e para isso o profissional precisa de um olhar amplo e multidisciplinar da realidade do local em que está atuando.
Seus atos devem estar focados em trazer um retorno para a marca nas mídias digitais, de maneira que a exposição do nome seja ainda maior. Mas não basta apenas a exposição, por isso, com o conhecimento do consultor em marketing digital, ele vai saber direcionar ao consumidor certo cada ação de marketing planejada previamente.
O serviço de consultoria diz respeito ao suporte que esse profissional dará para a organização que busca pelo seu conhecimento. Tal suporte é voltado para o auxílio do entendimento e definição de ações alternativas no mercado digital e em suas publicações online. Por meio das opções disponíveis, os custos e as maneiras de adotá-las também devem ser consideradas, para que o resultado desejado seja alcançado com mais facilidade.
Assim, o consultor deve avaliar como está a situação da presença da empresa nas mídias digitais e criar um diagnóstico e mapa do impacto digital da empresa em relação ao perfil dos seus consumidores. A partir disso, ele criará um plano estratégico de marketing com os principais pontos em que a empresa deve melhorar para que o seu retorno aumente da maneira mais rápida possível. Essas ações a serem tomadas são detalhadas e devem ser seguidas com atenção.
Essas estratégias de marketing planejadas não passam apenas pela captação de novos consumidores, mas também pela fidelização deles e de antigos clientes, através de conteúdos e ações que sejam relevantes para o perfil consumidor estudado a partir da análise do consultor da realidade e trabalho de cada empresa.
Para saber se o profissional que o seu negócio está contratando é realmente qualificado e apto para converter seu investimento em marketing efetivo, basta ficar atento à formação dele. É interessante que ele tenha ensino superior, como publicidade, ou administração, ou quaisquer áreas afins. Mas também tenha conhecimento em SEO, mídias sociais, análise de tráfego, entre outras áreas que podem dar suporte à análise e planejamento do marketing digital.
Além da formação, você pode analisar a história de trabalho do profissional, visualizar antigos serviços prestados e entrar em contato com empresas que fizeram uso de seu conhecimento para saber como foi aplicado o trabalho do consultor de marketing digital e qual retorno obtiveram.
O consultor de marketing digital Flávio Muniz é Profissional de Marketing, Consultor SEO e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) – 2013.
Além disso, do conhecimento e trabalho de longo período, ele possui um trabalho próprio no Youtube, onde compartilha seus conhecimentos, palestras e diversos outros conteúdos sobre marketing digital, economia, estilo de vida e muito mais.
Seu canal vem fazendo grande sucesso e, recentemente, atingiu a marca de 100 mil inscritos, tendo direito à placa de prata do Youtube. Esse marco mostra também como Flávio se dedica aos seus serviços profissionais e pessoais, tendo impacto tanto nas empresas que atua, quanto na vida de pessoas que assistem seu conteúdo.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL?
Você já parou para perceber quanto conteúdo e mídias digitais você consome todos os dias? Ainda mais com o surgimento da pandemia de Covid, muitas relações pessoais e trabalhistas se tornaram virtuais, o que aumentou muito a importância do marketing digital para o alcance das empresas até seus consumidores.
Todos os dias, diversas propagandas aparecem em todas as plataformas digitais, mas muitas delas não chamam a atenção da maioria das pessoas. Isso acontece pela falta de uma estratégia de marketing bem definida e voltada ao público certo. Se o trabalho de marketing conseguir alinhar um bom projeto com o direcionamento correto, os resultados serão surpreendentes.
Isso acontece pois os algoritmos das redes digitais funcionam através de cookies e captação de informações pessoais espalhadas pela rede. Com isso, a programação feita direciona conteúdos relevantes para cada pessoa de acordo com o perfil de consumo de pessoal na internet.
O consultor de marketing digital tem seu impacto dentro dessa área, de leitura de métricas, conhecimento de estratégias de marketing e implementação de ações efetivas e bem direcionadas que possibilitam os algoritmos digitais a funcionarem em favor da empresa ou produto divulgado.
Sem o trabalho do consultor de marketing digital, você pode se frustrar com investimentos feitos para a propagação de ações de marketing sem estratégia. Muitas pessoas pensam que é simplesmente investir dinheiro em tráfego pago para que se obtenha impacto digital e captação de clientes, mas essa não é a realidade.
Através da consultoria, seu investimento será feito de forma correta e poderá gerar resultados que gerem um tráfego orgânico na sua página ou perfil digital. O resultado esperado de um serviço desses é que a identidade da sua empresa esteja presente no pensamento dos consumidores ao pensarem em gatilhos mentais relacionados ao mercado em que seu negócio atue, e isso é possível através de uma ação de marketing de qualidade.
Como Funciona a Mentoria em Marketing Digital?
O plano de marketing digital é uma das ferramentas centrais de um trabalho de marketing efetivo, e pode ser encarado como um roteiro detalhado para ser seguido pelo consultor assim que é contratado pela empresa. São passos aparentemente simples que devem ser seguidos caso queira que a marca em questão tenha uma presença mais relevante no mercado digital.
Inicialmente o consultor busca saber o objetivo do cliente com a contratação, qual a necessidade e intenção dele com a procura do serviço. Em seguida, o profissional faz uma análise da situação atual da empresa no meio digital, ou seja, quais as ações que ela já possui e que podem ser melhor pensadas e exploradas no futuro. Também é preciso fazer uma verificação da concorrência e quais palavras-chave podem ser posicionadas nos mecanismos de busca para que essas informações possam ser usadas a favor da empresa contratante na promoção das estratégias de marketing digital.
Com isso em mente, uma pequena verificação é feita pelo consultor da dificuldade de alcançar o objetivo da empresa. Por fim, mas não menos importante, ele verifica o orçamento disponível que a marca tem para investir no seu nome. Claro, quanto maior for esse orçamento, melhor serão os resultados, pois a gama de estratégias disponíveis aumenta consideravelmente.
Dessa maneira, o plano geral está começando a ser desenhado pelo consultor mas, nos próximos momentos, ele terá um foco maior em analisar a concorrência. Isso porque ele deverá verificar quais os diferenciais que ela possui e quais os meios que ela adota para se destacar. Pois o principal interesse é estar em maior evidência do que as outras empresas, através de um marketing digital que se destaque dentro de tantas no mercado.
Além disso, é muito importante que o consultor esteja atento ao comportamento do mercado digital. Quais tipos de palavras-chave são mais procurados pelos usuários com perfil de consumo no mercado, em que assunto e área os clientes do ramo estão interessados no momento, o que fazer para alcançar a necessidade desses possíveis interessados na marca, onde costumam gastar o maior tempo de navegação online, entre outros tópicos de impacto digital.
Estabelecer as metas e estratégias para cada empresa demanda tempo e dedicação por meio do profissional. Caso ele tenha qualificação e criatividade, o objetivo pode ser alcançado em poucas semanas, ou meses. No entanto, nem todas as empresas sabem qual o melhor momento para se contratar o serviços de um consultor de marketing digital, se você faz parte de uma dessas, fique atento às próximas informações.
QUAL O MELHOR MOMENTO PARA CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UMA CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL?
Geralmente o melhor momento para se contratar uma consultoria de marketing é quando as vendas estão relativamente baixas. Caso os resultados das metas da empresa estejam relativamente menores do que costumam ser, o consultor de marketing poderá indicar estratégias para incentivar o público a aumentar o consumo dos produtos da marca.
Caso a concorrência da empresa seja muito grande, é importante aumentar a visibilidade e a influência dos consumidores através do marketing digital, considerando que este é o meio que mais está inserido entre as pessoas. Dessa maneira, o consultor de marketing trabalhará para que os clientes sempre lembrem da sua empresa no primeiro pensamento relacionado ao tipo de atuação e mercado em que seu negócio atua.
Além disso, uma consultoria pode ser necessária quando o tráfego orgânico ou pago do seu site não está satisfatório. A visibilidade online de uma marca é extremamente importante, isso porque quanto mais conhecida a sua empresa for, mais clientes serão atraídos. O consultor descobrirá o porquê das pessoas não encontrarem o seu site com facilidade. Dessa maneira, as oportunidades de venda irão aumentar consideravelmente devido ao aumento do alcance de suas mídias e ações digitais.
O consultor de marketing digital encontrará os problemas em evidência na sua empresa frente ao mercado. Não fará uso de estratégias somente porque outras marcas estão utilizando, fará a identificação das melhores saídas frente às necessidades da marca, de forma que elas sejam as mais promissoras e adequadas referente às demandas e a realidade em questão.
Por fim, o consultor pode identificar quais os clientes em potencial e, após identificar o comportamento do consumidor nos meios digitais, pode atrair aqueles que irão trazer mais tráfego e, consequentemente, lucro para a sua empresa. Pois, através disso, o público da sua marca estará mais direcionado e seus resultados serão melhores. E a partir desse momento que o consultor pode oferecer seus serviços. Mas quais são eles?
QUAIS OS SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL QUE PODEM SER CONTRATADOS?
O consultor está sempre presente dentro da empresa, bem ao lado do gestor. Isso porque é importante que ele conheça a maneira em que a equipe de funcionários atua em suas atividades. Dessa forma, ele poderá identificar quais aspectos devem ser capacitados para que o conteúdo digital seja produzido e publicado com qualidade e que chame a atenção do público-alvo
Alguns problemas são identificados com maior frequência pelo consultor, como por exemplo: o site da marca nunca é encontrado nos buscadores, a empresa recebe muitas críticas online, o site raramente incentiva a venda dos produtos ou até mesmo não saber por onde começar a divulgação no meio digital. Frente a isso, o consultor pode realizar diversos serviços, sendo eles:
- Estratégia de conteúdo, de SEO e de métricas de resultado;
- Estratégia de monitoramento das mídias digitais e do site da empresa;
- Marketing interativo e viral;
- Planejamento maior da comunicação digital e das publicações nas mídias digitais.
- Planejamento para a web, mídias sociais e e-commerce;
Os serviços prestados não necessariamente precisam ser utilizados em sequência ou todos de uma vez, visto que dependem do diagnóstico de problemas de marketing da empresa que contratou o serviço. No entanto, mesmo que alguns dos pontos não estejam deficientes, é importante ter um profissional de qualidade colocando as estratégias em prática e até mesmo atualizando antigas estratégias que têm retorno positivo mas podem ter maior impacto.
Com esses serviços sendo executados em conjunto, a possibilidade de crescimento e inserção do nome da marca nos meios de mídia digital e o sucesso das estratégias é extremamente alta. A tendência é que os custos de investimento diminuam com a consolidação do nome da empresa frente aos clientes e que os resultados aumentem cada vez mais.
Serviços amadores ou de pouca qualificação e experiência não são incentivados, principalmente em empresas de menor porte, visto que o nome não é tão conhecido. Qualquer erro na divulgação online pode acarretar consequências difíceis de reverter, e que pode significar um gasto ainda maior no futuro. O preço da consultoria deve ser analisado com atenção e cuidado.
CONSULTORIA MARKETING DIGITAL PREÇO
Como dito anteriormente, o trabalho do consultor de marketing digital depende da necessidade atual da empresa. Após fazer o plano de marketing a ser executado, o profissional fará a verificação de algumas variáveis que terão interferência no preço. Geralmente o que é levado em conta são: a quantidade de horas de trabalho do consultor, quais os profissionais que serão alocados no projeto e, por fim, qual o valor dos benefícios que esse projeto irá acarretar para o cliente.
Consultores iniciantes de Marketing Digital e sem experiência costumam praticar os chamados “valores iscas”. Mas tome cuidado, tudo que é barato pode custar caro, e o pior, te frustrar e não trazer retorno algum. Portanto, ao contratar uma Consultoria em Marketing Digital de peso e com autoridade, você deve investir a partir de R$5000,00. Este preço pode variar em torno de R$5000,00 iniciais até R$100 mil reais dependendo da complexidade do serviço. Muitos se questionam sobre como esse preço é calculado, mas a explicação pode ser bastante simples.
POR QUE ESSE PREÇO PARA A CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL?
O projeto de marketing pode exigir a alocação dos seguintes profissionais, podendo variar conforme a necessidade da empresa: gerente de projeto, líder de projeto, analista inbound, designer, editor ou coordenador de conteúdo, redator, analista de SEO, analista de web analytics e programador. A estimativa de quanto será cobrado pelo serviço completo, pode ser dividido em formas de mensalidade, de acordo com a empresa de consultoria em marketing que for contratada.
Pode ser que antes de começar o serviço, o consultor peça um valor de adiantamento, podendo ser igual ou diferente do valor das mensalidades. Este é chamado de valor do set-up, que é repassado para o consultor logo após a assinatura do contrato com todo o plano de marketing estabelecido frente a demanda.
É possível que ocorra alguns valores variáveis durante os meses em que o consultor realizará o seu serviço, mas isso geralmente é colocado no contrato e combinado anteriormente com o cliente, pois necessita-se da autorização prévia para tarefas pontuais. O contrato pode variar de seis a doze meses, podendo ser renovado dependendo da necessidade, visto que para os trabalhos de consultoria de marketing digital trazerem o resultado esperado demanda um tempo maior. Somente não é renovado caso uma das partes expresse o contrário.
Juntamente com os gastos da consultoria, a empresa também deverá fazer investimentos com terceiros, principalmente com as compras de mídia. Essas compras de mídia se tratam de links patrocinados para propagandas no Google, Facebook, Instagram, entre outras plataformas digitais. Também há custos com plataforma de inbound marketing e outros custos semelhantes.
Referente aos outros custos, podem incluir o valor da hospedagem do site da marca com um endereço exclusivo, plataforma de e-commerce (principalmente para aqueles que têm produtos a serem vendidos), e plataforma de e-mail marketing, para fazer com que os clientes se fidelizem. Tudo depende da necessidade atual.
No geral, é possível dizer que uma consultoria em marketing digital é um bom negócio para praticamente qualquer tipo de empresa que atua online, exatamente porque atua diretamente nas necessidades específicas de cada um. E o que você precisa para o seu negócio crescer?