Conforme os governos removem gradualmente as restrições causadas pelo COVID-19 e as empresas começam a reabrir, há uma sensação de que as coisas estão voltando ao “normal”.
No entanto, as mudanças no comportamento do cliente e na forma como vivemos e trabalhamos vieram para ficar. É por isso que você precisa de uma estratégia para preparar seu negócio para um início de sucesso.
Este “novo normal” significa que você deve reimaginar seu marketing para impulsionar seu negócio assim que a economia reabrir. Com uma nova abordagem baseada em sua presença online e com o marketing digital em 2021, você pode rapidamente se reconectar com os clientes e recuperar receitas rapidamente.
Continue lendo para aprender estratégias eficazes que vão alavancar o Marketing Digital e que você pode implementar para garantir uma reabertura bem-sucedida.
Por que sua empresa precisa de uma palestra de marketing digital agora
O plano do marketing digital para a reabertura pós-COVID-19 guiará seus esforços de forma organizada para que você alcance os resultados desejados para o seu negócio e evite o desperdício de recursos preciosos. Simplificando, você precisa de um plano de ação que ajude sua empresa a se recuperar o mais rápido possível, permitindo que você alcance os clientes de maneira eficiente e eficaz e volte aos negócios.
De acordo com a Forbes, o uso da internet aumentou 70% nos últimos meses. Com muitas pessoas trabalhando em casa e gastando menos tempo fora de casa em geral, faz sentido que a maioria esteja gravitando em direção à Internet em seu tempo livre.
Analise de estratégias de marketing digital existente
Quando se trata de montar um plano de marketing digital eficaz após o COVID , um bom lugar para começar é analisando sua estratégia existente.
Antes de lançar qualquer campanha, certifique-se de avaliar seus canais e ativos existentes, bem como seu potencial futuro. Crie um plano de marketing para mapear suas campanhas e como você planeja usá-lo para orientar os clientes em potencial na jornada do cliente.
Observe de perto o que você estava fazendo no mundo pré-pandemia para promover sua empresa e atingir seu público online.
Que tipo de canal você estava usando? Quais geraram mais tráfego, quais geraram mais conversões e quais foram as mais econômicas?
Investimento em SEO local para alavancar negócios
A otimização do mecanismo de busca local (ou SEO Local) é uma ferramenta incrível para pequenas empresas que buscam ser notados por clientes em potencial.
É essencial para empresas que atendem a um mercado local. Com o SEO local, sua empresa pode ser descoberta no Google por usuários que estão imediatamente prontos para agir.
Muitas práticas locais de SEO são semelhantes às técnicas tradicionais de SEO, mas incluem a adição de informações geográficas.
Por exemplo, você deseja segmentar pesquisas baseadas em localização, como “padaria em Curitiba que faz entregas” ou “day spa perto de mim”. Isso garante que sua empresa apareça no topo dos resultados de pesquisa do Google quando as pessoas pesquisarem um produto ou serviço específico em sua área.
Uma grande parte do SEO local é a otimização da sua ficha do Google Meu Negócio, o que ajuda você a aparecer no pacote de 3 locais (conforme mostrado na imagem acima), bem como no Google Maps.
O Google também criou um novo tipo especial de anúncios COVID-19 que podem ajudá-lo a manter contato com os clientes e notificá-los sobre qualquer potencial:
- Fechamentos temporários
- Novo horário de funcionamento
- Mudanças nos serviços regulares, como opções de take-away / apenas entrega
- Precauções de segurança sendo tomadas por sua empresa
- Anúncios em estoque, pouco ou fora de estoque para produtos de alta demanda
Concentrar-se no SEO local pode ajudar a impulsionar o seu negócio. Também torna mais fácil chegar aos compradores locais, muitos dos quais procuram apoiar pequenas empresas locais durante e após o surto.
Aumento no marketing de conteúdo para obter sucesso a longo prazo
O marketing de conteúdo e o SEO são partes essenciais de qualquer estratégia de marketing digital de longo prazo. Um blog tem o poder de melhorar seu desempenho de pesquisa, posicionar sua empresa como um especialista do setor e ajudar a gerar mais leads e vendas.
Quando você se concentra na criação regular de conteúdo de alta qualidade para seu site, pode atrair novas pessoas para o funil de vendas . Isso, por sua vez, faz com que mais pessoas se interessem por sua marca e pode ajudá-lo a convertê-las em clientes pagantes.
É importante observar que, embora o marketing de conteúdo tenha o potencial de gerar um alto ROI (maior do que muitas outras táticas de marketing digital), é uma estratégia de longo prazo.
É totalmente compreensível se você estiver se sentindo um pouco incerto sobre a reabertura de empresas em 2021. Com a estratégia de marketing digital eficaz, você pode se conectar com seus clientes, promover sua marca e se preparar para o sucesso de longo prazo.
O mais importante agora é conseguir algumas vitórias rápidas para voltar aos trilhos.
No entanto, devido ao nível de incerteza e orçamentos potencialmente limitados, você não quer correr nenhum risco desnecessário.
É por isso que você deve evitar perder tempo testando e experimentando por conta própria e entrar em contato com uma equipe de especialistas que pode orientá-lo na direção certa desde o primeiro dia.
Flávio Muniz – Consultor em Marketing Digital
Flávio Muniz é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP.
Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015.
Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.
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