Você já deve ter ouvido falar em neuromarketing e em como ele é importante no estudo do comportamento do consumidor. Mas, você já ouviu falar em neuromarketing digital? Quer saber mais? Então, continue acompanhando o texto!
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O que é Neuromarketing?
Como explicamos em um de nossos artigos aqui do blog, neuromarketing é neurociência aplicada ao marketing. Os pesquisadores usam tecnologias que observam atividade cerebral e biometria (como frequência cardíaca, rastreamento ocular, resposta galvânica da pele, codificação facial, etc.) para determinar como as pessoas respondem fisiologicamente às mensagens de marketing.
Os exemplos de estudo de neuromarketing podem incluir:
Usar imagem EEG do cérebro para determinar a resposta emocional de um anúncio ou produto;
Determinar qual versão de um anúncio gera a maior atividade cerebral, como visto em uma análise fMRI.
O objetivo do neuromarketing é entender melhor o comportamento do consumidor e obter informações sobre as reações e a tomada de decisões no nível inconsciente. Uma vez que 90% da informação que entra no cérebro humano é processada de forma inconsciente, a neurociência nos fornece informações valiosas sobre respostas humanas automáticas que influenciam o comportamento do consumidor.
Uma grande vantagem do neuromarketing é que ele pode preencher as lacunas deixadas pelos métodos de marketing tradicionais, pois ele fornece informações sobre situações em que os consumidores dizem que querem uma coisa, mas depois atuam (ou seja, compram) de uma maneira diferente.
Pepsi ou Coca-Cola?
De acordo com o artigo Neuromarketing: a nova ciência do comportamento do consumidor, de Christophe Morin, a primeira pesquisa acadêmica de neuromarketing foi realizada em 2003 por Read Montague, professor de neurociência da Baylor College of Medicine. O estudo pediu a um grupo de pessoas que bebesse Pepsi ou Coca-Cola enquanto seus cérebros eram digitalizados em um aparelho de ressonância magnética.
O estudo mostrou que diferentes partes do cérebro acendem se as pessoas estão cientes ou não da marca que consomem. E, a conclusão foi que quando as pessoas sabem que estão bebendo Coca-Cola elas dizem que gostam mais da Coca-Cola do que da Pepsi. Mas, quando não sabem qual marca estão consumindo elas relatam que preferem a Pepsi.
O que é Neuromarketing Digital?
Agora que vemos o que é neuromarketing vamos entender um pouco sobre o que é neuromarketing digital. Enquanto o neuromarketing é neurociência aplicada ao marketing o neuromarketing digital é neurociência aplicada ao marketing digital. Utilizar a neurociência no marketing digital dá grandes resultados pois as decisões de compra realizadas com o uso da internet e das plataformas digitais são muito rápidas. E, isso aumenta as chances do consumidor comprar motivado mais pela emoção do que pela razão.
Um exemplo de estudo de neuromarketing digital é:
Seguir o movimento dos olhos para ver quais partes de uma página da internet chamam a atenção do usuário;
Há tecnologias avançadas para estudar o comportamento do consumidor na internet através da neurociência. Mas, elas são caras e nem todas as empresas podem pagar por elas. Porém, esses estudos podem nos dar informações valiosas e nos revelam um pouco sobre o comportamento do público. Com essas informações podemos ter insights e criar estratégias simples que influenciem nossa audiência e podem aumentar as conversões e vendas. Algumas estratégias são: Storytelling Gatilhos mentais e Psicologia das cores.
Veja também: Os três segredos para aumentar o aprendizado: Emoção, Neuromarketing e Storytelling
Palestra Presencial de Neuromarketing
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