Não é de hoje que as empresas perceberam o quão fundamental é o marketing de relacionamento para a conquista de mais espaço no mercado. Afinal de contas, o mundo globalizado aproximou os clientes, são dezenas de empresas concorrendo por um mesmo nicho. Neste momento, os clientes satisfeitos estão entre os principais ativos de marketing de relacionamento que uma empresa pode ter. Para conquistar a fidelidade, e mais ainda a lealdade do cliente é fundamental que a empresa entenda o marketing de relacionamento para garantir a proximidade e a rentabilidade que esta estratégia pode trazer.
É justamente sobre Marketing de Relacionamento que o Palestrante Flavio Muniz falou no ERA – Encontro Regional de Administradores realizado pela UFLA Jr nas dependências da Universidade Federal de Lavras. O Marketing de Relacionamento foi tratado como o “melhor dos marketing” pois sabemos que existem mais de 80 tipos de Marketing’s catalogados, entre eles: Marketing Direto, Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing de Guerrilha, Marketing Político entre outros. E por que o Marketing de Relacionamento é o melhor? A resposta é simples: Sabemos que um cliente novo pode custar 5,6 até 10 vezes mais do que manter um cliente ativo e sua base de clientes. Portanto o Professor Flávio Muniz mostrou como utilizar a filosofia do Marketing de Relacionamento para rentabilizar seu cliente evitando que ele vá para a concorrência.
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Mas afinal, por que o marketing de relacionamento é tão importante?
O marketing de relacionamento consiste em não apenas melhorar as relações com seus clientes, mas também no desenvolvimento e aprimoramento de relacionamentos com mercados de fornecedores, recrutamento, interno, de referência e de influência.
1. Relações com fornecedores
No que diz respeito aos relacionamentos com os fornecedores, há evidências claras de que as organizações estão se afastando de uma relação tradicionalmente adversária para uma baseada em apoio e cooperação mútua. Há uma crescente conscientização sobre os benefícios a serem obtidos ao trabalhar em conjunto para atender às necessidades do consumidor final.
O relacionamento específico desenvolvido entre a organização e seus fornecedores foi denominado “co-desenvolvimento”. No relacionamento, o comprador reconhece o fato de que os suprimentos fazem parte dos produtos finais e que trabalhar em conjunto com fornecedores pode aumentar os benefícios para ambas as partes.
Os benefícios encontrados neste contexto são: Incluir prazos de entrega mais baixos, menores níveis de estoque, menos problemas de qualidade e implementação mais rápida de mudanças de design. As estratégias destinadas a melhorar as relações com os fornecedores também fazem parte do que foi referido na literatura de marketing de serviços como “marketing reverso”.
2. Relações com Mercados de Recrutamento
O marketing de relacionamento também envolve uma relação mais próxima com aqueles que fornecem recursos humanos à organização, isto é, mercados de recrutamento. As organizações de serviços precisam cultivar relacionamentos de longo prazo com os fornecedores desses funcionários para garantir que eles recebam tanto a quantidade certa como a qualidade dos funcionários.
3. Relações com Mercados de Referência
Estratégias específicas precisam ser planejadas para recompensar as fontes de referência que geram mais negócios. Embora, tradicionalmente, os clientes satisfeitos sejam a principal fonte de referência para organizações de serviços, outras fontes podem incluir fornecedores, outras agências que lidam com a empresa, por exemplo, bancos e, em alguns casos, até concorrentes.
4. Relações com os Mercados de Influência
Os mercados de influência também podem afetar a força do relacionamento que a organização possui com seus clientes, como órgãos legislativos, grupos políticos e associações comerciais e de consumidores.
5. Alinhamento entre Marketing, Atendimento ao Cliente e Qualidade
Uma orientação de marketing de relacionamento envolve um alinhamento mais próximo entre três áreas cruciais, marketing, atendimento ao cliente e qualidade. As medidas destinadas a melhorar os níveis de atendimento ao cliente foram muitas vezes tomadas isoladamente das iniciativas de qualidade. Uma verdadeira orientação de marketing de relacionamento exigiria que as três áreas fossem ligadas entre si.
Sobre a UFLA Júnior Consultoria Administrativa
São mais de 15 anos de história! Durante todo esse período a UFLA Júnior Consultoria Administrativa trabalhou inspirada, desenvolvendo projetos para micro e pequenos empresários de Lavras e região, alavancando negócios e dando direcionamento estratégico aos gestores. Nosso time é formado por graduandos do curso de Administração, uma equipe de jovens empreendedores com foco na busca de soluções personalizadas para cada modelo de negócio. Ao todo foram mais de 170 projetos de consultoria, desenvolvidos com o amparo e orientação dos Professores Doutores do Departamento de Administração e Economia da UFLA.
Flávio Muniz – Palestrante de marketing
Flávio Muniz tem impressionado empresas e profissionais pelos seus resultados em todo país. Sua formação como profissional de marketing, com pós-graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral (USP – universidade de São Paulo) e especialização em Marketing Digital e Estratégias Online (Harvard University – Boston Massachusets USA), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a necessidade de qualquer empresa: obter retorno de seus investimentos no Google Google e nas Mídias Sociais. Posicionou centenas de empresas nas primeiras páginas do Google, criou relevância para marcas nas Mídias Sociais, realizou a gestão e treinou profissionais das empresas Tognato, StarPay, empresas Tognato, StarPay, WebMotors, Bradesco, Volkswagen, MasterChef, Emagracentro, Estética Hollywood by Dr. Rey, Colégio Prime Garden Bilingue, Souza Cruz dentre outras. Flávio Muniz é um profundo conhecedor das estratégias que levam projetos e campanhas ao sucesso
Todas empresas podem, independente da verba que possuem, investir na filosofia do Marketing de Relacionamento, iniciando pela instalação de um CRM. Espero vê-los em minha próxima palestra sobre este importante tema.
– Flávio Muniz