O marketing de relacionamento é uma estratégia que enfatiza a retenção de clientes, a satisfação do consumidor, e o valor a longo prazo.
Ao contrário do marketing transacional em vendas únicas, uma boa estratégia de marketing de relacionamento está enraizada na fidelização de clientes e no compromisso duradouro. Os benefícios incluem o aumento do marketing boca-a-boca, mais vendas e uma disposição da parte dos clientes para fornecer feedbacks valiosos para as empresas.
Qual é o valor no marketing de relacionamento?
A oportunidade e a vantagem têm de impulsionar as tomadas de decisões, então a questão permanece: Quais são os reais benefícios do marketing de relacionamento?
Veja também: Consultoria em Marketing Digital
De acordo com um estudo, o aumento da lucratividade associado ao marketing de relacionamento é o resultado de vários fatores:
- É a base do boca-a-boca. Os relacionamentos fortes são essenciais para um cliente indicar sua empresa para um amigo ou familiar.
- Clientes regulares. Os clientes regulares compram mais e compram mais vezes. Os clientes já fidelizados continuam comprando de forma consistente, devido a familiaridade com sua empresa.
- A expansão torna-se mais fácil. Os clientes de longa data são muito mais propensos a comprar produtos auxiliares.
- Você reduz o custo de aquisição. Os clientes fidelizados o apresentam a novos clientes potenciais, reduzindo a necessidade de publicidade paga e campanhas de marketing dispendiosas.
Haviam também alguns benefícios menos óbvios observados no estudo, como o fato de que as empresas com fortes campanhas de marketing de relacionamento possuem mais facilidade de fechar com novos clientes e, em geral, não precisam se preocupar com produtos concorrentes.
Surpreenda seus clientes
Hoje em dia, não se trata apenas de fornecer seu serviço, mas indo acima e além. As pessoas podem obter serviços básicos em qualquer lugar. O que elas realmente querem é uma empresa que as valoriza verdadeiramente. A maneira mais fácil de atrair clientes potenciais é os tendo engajados em seu produto ou serviço.
Aprecie cada cliente
Certifique-se de que todas as interações que você tenha com seus clientes mostram que são valorizadas. O reconhecimento espontâneo de seus atuais clientes pode percorrer um longo caminho. Quando as pessoas se sentem valorizadas, elas deixam os outros saberem. As ferramentas de monitoramento social, como a Brandwatch , podem ajudá-lo a avaliar a sua autoridade.
Ouça seus clientes
Ouça seus clientes! Todos os negócios sabem o que eles querem, mas nem todos seguem ou aplicam o que ouviram. As pessoas adoram saber que foram ouvidas. Até mesmo os feedbacks negativos podem ser um ponto positivo. As pessoas muitas vezes só querem que alguém compartilhe suas preocupações. Ao ouvir essas preocupações, você garante que seus clientes se sintam valorizados. O Microsoft Dynamics CRM, PowerSurvey ou PowerSurveyPlus são excelentes ferramentas que lhe permitem obter esse tipo de feedback.
Forneça informação grátis para seus clientes
O que é melhor do que grátis? Seus clientes estão buscando informações sobre seus produtos. Eles têm perguntas. Dê-lhes respostas! Identifique os tópicos e os interesses dos seus clientes. Então, crie algo legal em torno desses tópicos e forneça acesso gratuito. Você certamente pode gerar leads desta forma, mas você também vai dar algumas coisas de graça. Responda às pessoas!
Comunique-se com frequência
Os relacionamentos são baseados na comunicação. Seus clientes e usuários querem se comunicar com você, então não se esqueça de se comunicar com eles com freqüência. O marketing de relacionamento funciona bem quando você se esforça para estar lá com seus clientes. As mídias sociais, e-mail, publicidade e conteúdo são todas formas de se comunicar com seus clientes que desejam receber mensagens. Certifique-se de enviar as mensagens de acompanhamento quando apropriado.
Recompensas de fidelidade
Não, não estou falando estritamente sobre cartões de fidelidade e programas de vantagens. Embora sejam ótimos, se você quiser realmente ter sucesso no marketing de relacionamento, e você deve, você precisa expandir para além dos tipos tradicionais de programas. As pessoas adoram ganhar presentes e ser reconhecidas. Combine os dois, juntamente com outras estratégias mencionadas; Aprecie seus clientes fiéis e recompense-os! Você pode criar o programa de fidelidade perfeito e gerenciá-lo com uma ferramenta.
Eventos especiais
Realizar um evento especial para seus clientes é uma ótima maneira de construir relacionamentos. Se você colocar um ótimo evento sobre um tópico no o qual seus clientes se preocupam, eles vão se lembrar dessa experiência e do seu negócio. Provavelmente, eles adorarão o evento que você realizou.
Usando CRM e Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento busca aumentar as vendas criando confiança e engajando clientes. O uso de um sistema de CRM efetivamente permite que um vendedor entregue de forma rápida e consistente o que os clientes estão procurando com cada interação, porque suas preferências e histórico de compras são gravados. Os sistemas de CRM coordenam, automatizam e oferecem atividades de publicidade e marketing on-line e off-line que ajudam a construir os relacionamentos de clientes de longo prazo que são cruciais para uma estratégia bem sucedida de marketing de relacionamento.
Conheça a Palestra sobre Marketing de Relacionamento do Flávio Muniz
O mercado globalizado e competitivo é realidade para as empresas na atualidade. Não basta apenas ter um produto de qualidade ou preço inferior ao concorrente, o cliente espera por uma experiencia única. O cliente espera aquele algo a mais e algo a mais e sua organização tem que estar preparada. A filosofia de marketing de relacionamento coloca em prática uma estratégia fundamental para rentabilizar a relação que as empresas tem com seus clientes. Essa palestra é fundamental para toda empresa que não quer perder clientes para a concorrência, e no melhor dos casos, mante-lo por anos ativo em sua base.
Para saber mais sobre a palestra, clique aqui: Contratar Palestra de Marketing de Relacionamento