Marketing de Inclusão – Por que o Marketing deve ser Inclusivo para Todos?

Flávio MunizMarketing InclusivoMarketing de Inclusão – Por que o Marketing deve ser Inclusivo para Todos?

O que é Marketing Inclusivo?

Marketing Inclusivo é a direção para a criação de conteúdo que reflita toda a diversidade da sociedade. Rompe com o padrão do que dominou a mídia por muitos anos para retratar outros corpos, culturas e experiências.

Claro, isso significa incluir minorias sociais, questões raciais, de gênero e diferentes instâncias no conteúdo, Cultura, entre outros. Não apenas para aproveitar o hype, mas para criar visibilidade e levar uma mensagem positiva para o mundo!

E tenha a certeza de que não se trata apenas de um discurso: é uma reivindicação real do consumidor de hoje! De acordo com uma pesquisa publicada pela Salesforce, a grande maioria dos consumidores acredita que é responsabilidade das empresas tornar o mundo um lugar melhor.

Adicione esta informação ao convite à hiperpersonalização da viagem de compras e verá que o marketing inclusivo é a nova regra para participar na transformação que estamos a atravessar.

E se você se juntar à equipe e usar sua marca para alcançar todos os tipos de pessoas para inspirar e motivar?

Verifique os cinco princípios básicos do marketing inclusivo abaixo!

De acordo com o Estudo Box 1824, cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil se identificam como LGBTQIA +. Metade desse público afirma estar disposta a priorizar uma marca que apóie a causa. Mas apesar da maior atenção à diversidade e inclusão, ainda há um longo caminho a percorrer. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Chroma sobre a situação da população negra, 68% dos entrevistados se sentem geralmente não representados pelas marcas. Já 69% acham que as marcas, por exemplo, tratam o Dia da Consciência Negra de forma vazia e oportunista.

Os números comprovam que as relações superficiais não bastam, pois os consumidores desejam marcas que demonstrem e pratiquem com autenticidade e verifiquem a sua dimensão humana que contribui para a sua vida de forma concreta. A linguagem tem que ir além da publicidade, é claro. A marca precisa ter a mesma postura em todos os seus processos, desde a formação da equipe até os modelos de vendas e atendimento.

5 Dicas Básicas de Marketing Inclusivo

Como boas intenções não são tudo na vida, vamos mostrar a você como entrar nesse movimento e criar uma Campanha de Marketing Inclusivo.

Direção do conteúdo:

O tom de um conteúdo é geralmente o seu estilo. A face do material, a sensação que deseja transmitir, suas propriedades e possibilidades estéticas. Ele se comunica além do significado das palavras. Lembre-se de que, dependendo do tom de voz, uma parte do conteúdo sobre o mesmo assunto pode soar ofensiva, enquanto a outra não. Para definir o tom do conteúdo, dois termos são fundamentais:

Objetivos do material;
Características da persona / avatar.
Ao procurar essas referências em seu planejamento, o tom mais apropriado deve ser o tom mais apropriado para ser mais claro para você.

A Linguagem:

O linguagem é mais sobre como você pronuncia cada coisa. É a escolha de palavras, frases, gírias, referências, metáforas … Tudo que compõe o conteúdo e veicula a informação que você deseja transmitir.

Mas mesmo isso não é nada de outro planeta! Afinal, você provavelmente não fala da mesma forma com seu namorado / namorada e com o pessoal da empresa, certo?

Isso acontece porque a linguagem precisa ser adaptada ao grupo social que estamos tentando atingir. Também aqui é importante conhecer as personas e comunicar-se com elas.

Um ponto importante que deve ser enfatizado no marketing inclusivo via linguagem é lidar criticamente com a própria linguagem.

Hoje sabemos que muitos dos termos aceitos no passado têm origens vergonhosas. Essas são construções racistas, homofóbicas, sexistas e outras construções de linguagem questionáveis!

Eles devem ser removidos do seu vocabulário imediatamente. Portanto, a melhor solução é criar um guia de redação que inclua todos os termos problemáticos que você identificar. Sempre seguido por uma alternativa adequada para que possa ser substituído.

Representatividade:

Há uma palavra que já ouvimos muitas vezes. Representatividade na arte, no mercado, na educação. O fato é que agora estamos percebendo a importância e a influência de uma pessoa representada na grande mídia da sociedade.

Quando nos identificamos com alguém, criamos esperança e nos inspiramos, uma realidade possível a alcançar. É por isso que é tão importante diversificar os modelos de representação positiva das pessoas.

Quanto mais uma pessoa se sente integrada, mais confortável e conectada à marca ela fica. Personalização é tudo hoje – e isso não funciona se o líder não se vê em sua marca.

É tudo uma questão de pertença e inclusão, então tudo o que o novo marketing tem a promover!

Contexto:

O contexto é tudo! Uma frase ou conteúdo postado em épocas ou nichos diferentes comunica coisas completamente diferentes. Então, estar conectado com a realidade das personas é tão importante – novamente -.

Você precisa saber o que eles estão pensando, como estão agindo e o que está acontecendo ao seu redor agora. É utilizado para buscar referências fortes que tragam uma identificação imediata e positiva – mas também para tocar pontos sensíveis para esta comunidade e gerar rejeição ao invés de reaproximação. Cuidado!

Desconstrução de estereótipos:

Se tem uma coisa que ninguém mais tolera são os estereótipos já tão batidos em nossa sociedade!

O japa inteligente, a mãe maternal e cuidadosa, o macho alfa todo poderoso, o corpo perfeito…

Não é que eles sejam proibidos, mas devem ser usados com muita cautela e reflexão. O ponto é que toda essa necessidade da recuperação de um marketing inclusivo surgiu justamente pela insistência nesses estereótipos durante anos. 

Insistir neles é reforçar uma mensagem que, em muitos casos, já soa ultrapassada e incômoda para boa parte dos consumidores.

Tente não resumir pessoas e grupos aos lugares mais comuns. Encontre novos modelos de representatividade e observe como você passará a atingir pessoas mais reais – com as quais suas personas possam se identificar de verdade

Os resultados de um marketing mais positivo e humano – Marketing de inclusão

Veja como são surpreendentes e empolgantes os resultados? Ao fazer isso, sua empresa pode ajudar a espalhar mensagens positivas, capacitar as pessoas e tornar o dia mais agradável para outras pessoas.

Você entende agora como o marketing inclusivo faz a diferença? Não só na vida da sua empresa, mas também na vida dos seus consumidores!

É assim que você gera identificação, satisfação e felicidade. À medida que você interage mais com o seu conteúdo, os clientes e usuários se inspiram para compartilhar o seu material e aumentar o alcance do seu inbound.

Esperamos que você esteja motivado para avançar neste fluxo de bens, passando para outro marketing positivo de investimento para a sociedade e seus negócios. Assim que tiver a ideia, a intenção e o conhecimento das suas personas, nós temos o resto!

Cases de Sucesso de Marketing de Inclusão

Marketing Inclusivo no Nubank

A empresa não só tem que defender a causa e colocar um filtro equivalente nas fotos de mídia social, mas realmente abraçar o que defende!

Um exemplo recente interessante é o Nubank, ele fez muito mais do que mudar as cores para a diversidade sexual! A organização possui políticas internas que apoiam as pessoas LGBTQIA + e ainda oferecem oportunidades de carreira para pessoas de todos os gêneros e sexualidades.

Colocaram sua equipe em destaque na campanha lançada em junho para o mês do Orgulho LGBTQIA +. O foco foi mostrar depoimentos sobre o dia a dia de um LGBTQIA + em uma empresa que os respeita. Outro exemplo de marketing inclusivo foi realizado por Dove em sua campanha de xampu para a linha Reconstrução Completa.

No conteúdo vemos a diversidade das mulheres – seja racial, estética ou suas preferências por usar o cabelo que desejam!

Dove

Outro exemplo super de marketing de inclusão foi feito pela Dove na campanha do seu shampoo da linha “Reconstrução Completa”. 

No conteúdo, vemos a diversidade de mulheres – seja nos aspectos raciais, estéticos ou das preferências de cada uma para usar o cabelo que quiser! 

Cacique

O último exemplo que apresentaremos é a marca de sutiã plus size Cacique. A campanha é um contraponto às campanhas da marca Victoria’s Secrets – que chama suas modelos de anjos e mantém a estampa de corpo magro e manequins menores. Testemunhos de mulheres que sustentam uma mensagem positiva sobre diferentes tipos de corpos.

Os benefícios da pluralidade e inclusão

As marcas investem na diversidade, pois é um tema quente, especialmente em estudos de tendências. Em minha opinião, por meio de sua inclusão e multiculturalismo, a empresa se comunica com todos os grupos-alvo, não apenas com as minorias. Isso tem menos impacto no marketing, produção, serviço e vendas. Ou seja, torna todo o processo mais saudável. Olhar o marketing inclusivo com carinho faz a diferença, não só para o negócio, mas principalmente para a vida dos consumidores. Geram identificação, satisfação e felicidade, levam o usuário a se ocupar com o seu conteúdo e aumentam o alcance do seu respectivo propósito.

Para quebrar paradigmas, vale a pena pesquisar novos modelos de monitores e fazer com que pessoas reais alcancem, possibilitem a identificação e um sentimento de pertença. No futuro, o público espera mais comprometimento, posicionamento e apoio das marcas. O não posicionamento não é valorizado, principalmente em um momento em que o mercado precisa se agregar e envolver.

O marketing de inclusão, com foco na diversidade é uma ferramenta capaz de gerar valor para uma marca e destacá-la em relação aos concorrentes. No entanto, deve ser usado de forma real e transparente. A discrepância entre o que uma empresa promove em suas ações e a forma como toma decisões no dia a dia será, mais cedo ou mais tarde, alvo de visibilidade pública. Por isso, abrace as reais causas sociais e parta em busca do desenvolvimento saudável, sustentável e positivo para todos.

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