Marketing Genial: Como ser inovador sem ser o primeiro?

As ideias movem o mundo e são fundamentais para a criação e sucesso de novos negócios. O que te vem à mente quando você pensa em inovação e o que você acredita que é ser inovador? Muitos acreditam que para ser inovador e criativo é necessário ser o primeiro a ter uma grande ideia, mas não é bem assim! Continue acompanhando o texto e saiba como ser inovador sem ser o primeiro. Quem explica é o especialista em marketing digital Flávio Muniz.

Veja também: Rocky Balboa Motivacional

Não seja pioneiro de ideias

Como explica Flávio não precisa ser o primeiro para ser criativo e inovador. Existe uma crença enraizada de que não é possível ter sucesso sem ter ideias originais e isso traz limitações. Geralmente as grandes ideias vêm de outras ideias e nem sempre uma empresa pioneira se torna “top of mind”. O Google, que é o maior site de busca do mundo, é um ótimo exemplo disso, pois ele modelou ideias de outras empresas para chegar ao topo.

O Google não foi o primeiro nem o segundo site de buscas a ser criado no mundo. No Brasil havia um buscador chamado Cadê!, que foi comprado pelo Yahoo (maior buscador do mundo na década de 90). Porém, o site de busca que pode ser considerado o primeiro, como explica Muniz, é o AltaVista. Portanto, o Google não foi o primeiro, mas usou de muita criatividade, inovação e tecnologia para aprender com os primeiros e hoje ser uma referência.

Outros exemplos dados pelo especialista são o Facebook, a Tesla e a SpaceX (as últimas empresas são do empreendedor visionário Elon Musk). O Facebook é o maior site do mundo, de acordo com o Business Insider. Porém, antes dele já existiam outras redes sociais como Orkut, Myspace e ClassMates.

A Tesla, empresa de carros elétricos que está revolucionando a indústria automobilística, também não foi pioneira na criação de carros elétricos. Já a SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais, foi a primeira empresa privada a lançar foguetes para o espaço, mas não foi a primeira a lançar foguetes.

Como ser inovador sem ser o primeiro?

O segredo de como ser inovador mesmo sem ser pioneiro em algo é justamente aprender e aperfeiçoar as ideias que já existem, assim como fizeram as empresas citadas por Muniz.

Veja a explicação completa nesse vídeo no canal do professor especialista Flávio Muniz:

Veja também: Marketing Digital 2021 – O ano da Reabertura na Internet


Sobre o professor especialista Flávio Muniz

O especialista em Marketing Digital Flávio Muniz tem centenas de cases de SEO e mídias sociais. Ele é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015.

Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.

Contratar especialista

Para contratar os cursos e palestras do Flávio Muniz, entre em contato pelo link acima, através do e-mail:contato@flaviomuniz.com.br, ou do telefone: (11) 4872-6630.

Deixe seu depoimento

Deixe seu depoimento



Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.