Marketing Genial: Como ser inovador sem ser o primeiro?

As ideias movem o mundo e são fundamentais para a criação e sucesso de novos negócios. O que te vem à mente quando você pensa em inovação e o que você acredita que é ser inovador? Muitos acreditam que para ser inovador e criativo é necessário ser o primeiro a ter uma grande ideia, mas não é bem assim! Continue acompanhando o texto e saiba como ser inovador sem ser o primeiro. Quem explica é o especialista em marketing digital Flávio Muniz.

Veja também: Rocky Balboa Motivacional

Não seja pioneiro de ideias

Como explica Flávio não precisa ser o primeiro para ser criativo e inovador. Existe uma crença enraizada de que não é possível ter sucesso sem ter ideias originais e isso traz limitações. Geralmente as grandes ideias vêm de outras ideias e nem sempre uma empresa pioneira se torna “top of mind”. O Google, que é o maior site de busca do mundo, é um ótimo exemplo disso, pois ele modelou ideias de outras empresas para chegar ao topo.

O Google não foi o primeiro nem o segundo site de buscas a ser criado no mundo. No Brasil havia um buscador chamado Cadê!, que foi comprado pelo Yahoo (maior buscador do mundo na década de 90). Porém, o site de busca que pode ser considerado o primeiro, como explica Muniz, é o AltaVista. Portanto, o Google não foi o primeiro, mas usou de muita criatividade, inovação e tecnologia para aprender com os primeiros e hoje ser uma referência.

Outros exemplos dados pelo especialista são o Facebook, a Tesla e a SpaceX (as últimas empresas são do empreendedor visionário Elon Musk). O Facebook é o maior site do mundo, de acordo com o Business Insider. Porém, antes dele já existiam outras redes sociais como Orkut, Myspace e ClassMates.

A Tesla, empresa de carros elétricos que está revolucionando a indústria automobilística, também não foi pioneira na criação de carros elétricos. Já a SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais, foi a primeira empresa privada a lançar foguetes para o espaço, mas não foi a primeira a lançar foguetes.

Como ser inovador sem ser o primeiro?

O segredo de como ser inovador mesmo sem ser pioneiro em algo é justamente aprender e aperfeiçoar as ideias que já existem, assim como fizeram as empresas citadas por Muniz.

Veja a explicação completa nesse vídeo no canal do professor especialista Flávio Muniz:

Veja também: Marketing Digital 2021 – O ano da Reabertura na Internet


Sobre o professor especialista Flávio Muniz

O especialista em Marketing Digital Flávio Muniz tem centenas de cases de SEO e mídias sociais. Ele é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) | 2013 e UCLA (Los Angeles) | 2015.

Ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros. Com ênfase em Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Vendas, mostrou de forma simples como os participantes podem atingir seus sonhos mais desejados.

Contratar especialista

Para contratar os cursos e palestras do Flávio Muniz, entre em contato pelo link acima, através do e-mail:contato@flaviomuniz.com.br, ou do telefone: (11) 4872-6630.

Deixe seu depoimento

Deixe seu depoimento