Consultoria em Marketing Digital: O que devemos saber?

Flávio MunizConsultoria em Marketing DigitalConsultoria em Marketing Digital: O que devemos saber?

O que é uma Consultoria em Marketing Digital?

Resumidamente, uma Consultoria em Marketing Digital é uma análise feita por um expert de Marketing, que guia as empresas para alcançar objetivos através do meio digital e encontra as estratégias e ferramentas de marketing ideais para isso.

O que faz uma Consultoria em Marketing Digital?

Veja um passo a passo resumido de uma Consultoria em Marketing Digital:

Análise do cenário atual

Na consultoria o expert em Marketing faz uma análise de como está o negócio no mundo digital, as estratégias atuais e a efetividade delas. Ele também estuda o nicho de mercado, a concorrência e o público-alvo, fazendo uma identificação dos pontos fortes, fracos, das fraquezas e das oportunidades.

Estabelecimento de objetivos

Em seguida, junto com o gestor do negócio, o profissional traça alguns objetivos a curto, médio e longo prazos. Além disso, nesta etapa o consultor deve ficar por dentro do budget que a empresa tem para as estratégias de marketing, pois assim ele vai focar nas que são mais importantes.

Definição de estratégias

Esta etapa é muito importante, pois é a partir dela que tudo vai ser concretizado. Após analisar o contexto e estabelecer objetivos, o consultor faz um planejamento definindo as estratégias digitais mais adequadas para alcançá-los e aconselha sobre como elas devem ser desenvolvidas.

Implementação das estratégias

Algumas vezes a empresa contratante já tem uma equipe de profissionais apta a executar as estratégias e campanhas propostas pelo consultor e neste caso a implantação é de responsabilidade da equipe.

Outras empresas até têm uma equipe de marketing para executar, mas querem o acompanhamento do consultor. Então, neste cenário o consultor pode guiar e dar suporte na execução das estratégias.

Em outros casos a empresa já contrata um serviço de consultoria mais completo, que além da definição inclui também a implementação das estratégias pela equipe de marketing do consultor.

A consultoria é um serviço totalmente personalizado, então gestor e consultor podem acordar como esta etapa da implementação vai ser realizada, de uma forma que atenda às particularidades e expectativas da empresa.

Análise de resultados

Nesta etapa o consultor faz a análise dos resultados das estratégias que foram implementadas e apresenta ao gestor do negócio. É importante dizer que a análise dos resultados não é só realizada como etapa final, mas ao longo de todo o processo o consultor verifica as métricas das campanhas e propõe ajustes.

Quanto dura uma Consultoria em Marketing Digital?

A Consultoria em Marketing Digital tem uma duração bem variável, podendo durar entre um e doze meses. O consultor irá analisar as necessidades e objetivos da empresa para poder estimar a duração ideal de todo o processo de consultoria.

Consultoria em Marketing Digital: Por que contratar?

Há vários motivos para contratar uma Consultoria em Marketing Digital, entre eles:

● Ótimo custo-benefício;
● Foco e análise de resultados;
● Profissional expert;
● Suporte na tomada de decisões;
● Estratégias assertivas.

Quanto custa uma Consultoria em Marketing Digital?

O valor de uma Consultoria de Marketing Digital varia de acordo com vários fatores, como duração, empresa contratada, entre outros. Então, não é fácil dar um valor exato. O que podemos dizer é que a consultoria vale seu custo-benefício e que mais que um custo, é um investimento.

Consultoria em Marketing Digital: vale a pena investir?

A maioria das empresas não tem verba para manter uma equipe grande de marketing, com um analista sênior, um profissional de marketing, assistentes e designers. E o consultor atua como um profissional analista, que vai fazer a criação de estratégias e análise de resultados na área do Marketing Digital da empresa.

Muitos negócios têm equipes reduzidas, com profissionais qualificados, mas que geralmente são executores, responsáveis por implementar as técnicas e não por determiná-las. Não é barato manter um Analista de Marketing trabalhando em tempo integral e a consultoria é uma alternativa que vale a pena.

Consultoria de Marketing Digital: Como obter os melhores resultados?

Para obter ótimos resultados com a consultoria é fundamental escolher um consultor sério e com expertise. Nos últimos anos o Marketing Digital se popularizou e o número de empresas oferecendo serviços de marketing cresceu muito. Mas, muitas empresas oferecem serviços muito básicos e não estão tão preparadas para oferecerem serviços tão especializados e personalizados, que é o caso da consultoria.

Uma consultoria é algo feito por um profissional de marketing sênior, alguém que tenha uma carreira consolidada e tenha experiência de mercado suficiente para analisar e propor soluções eficazes para o cenário de marketing de uma empresa.

Então, para ter bons resultados contrate uma empresa que tenha tempo de mercado e profissionais qualificados. Entre no Google, no site da empresa e nas redes sociais dela e veja quais são os resultados que ela deu para outros clientes. Observe os depoimentos e os cases de sucesso dessa empresa.

Além disso, observe o que a empresa ou o profissional que você quer contratar promete e desconfie de profissionais que prometem resultados milagrosos e instantâneos. O Marketing Digital é muito poderoso, mas não há estratégias milagrosas. Para obter bons resultados é preciso trilhar com paciência um caminho
tortuoso, com obstáculos, outros corredores (concorrentes), que leva a um grande alvo.

Consultor em Marketing Digital Flávio Muniz

O Flávio Muniz é consultor, palestrante e Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital e possui centenas de cases de sucesso. Antes mesmo do Marketing Digital se tornar popular no Brasil ele já estava no mercado explorando todas as potencialidades do marketing e entregando resultados para empresas.

E é com toda essa expertise que ele busca as melhores soluções para empresas na Consultoria em Marketing Digital. A consultoria com o Flávio é flexível e totalmente personalizada para as necessidades da empresa.

Além disso, Flávio Muniz é Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP, e realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston). Além disso, ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros.

Related Posts

palestrante midias e redes sociais

Consultoria em Redes Sociais: Consultor em Mídias Sociais Flavio Muniz

Consultoria em Redes Sociais: Consultor em Mídias Sociais Flavio Muniz Na era digital atual, a...

Como vender sem gastar com anúncios do Facebook Ads?

Se você acha que não tem como vender sem gastar com anúncios do Facebook Ads,...
Flávio Muniz -Consultoria de Marketing Digital mobile

O que saber sobre consultoria mkt digital para pequenas empresas?

Você ainda acha que consultoria mkt digital para pequenas empresas é algo que não vale...

Leave a Reply

Inscreva-se

Como podemos te ajudar?

Contate-nos para saber mais sobre nossos serviços; palestras, consultoria, seo, etc.