O que é uma Consultoria em Marketing Digital?
Resumidamente, uma Consultoria em Marketing Digital é uma análise feita por um expert de Marketing, que guia as empresas para alcançar objetivos através do meio digital e encontra as estratégias e ferramentas de marketing ideais para isso.
O que faz uma Consultoria em Marketing Digital?
Veja um passo a passo resumido de uma Consultoria em Marketing Digital:
Análise do cenário atual
Na consultoria o expert em Marketing faz uma análise de como está o negócio no mundo digital, as estratégias atuais e a efetividade delas. Ele também estuda o nicho de mercado, a concorrência e o público-alvo, fazendo uma identificação dos pontos fortes, fracos, das fraquezas e das oportunidades.
Estabelecimento de objetivos
Em seguida, junto com o gestor do negócio, o profissional traça alguns objetivos a curto, médio e longo prazos. Além disso, nesta etapa o consultor deve ficar por dentro do budget que a empresa tem para as estratégias de marketing, pois assim ele vai focar nas que são mais importantes.
Definição de estratégias
Esta etapa é muito importante, pois é a partir dela que tudo vai ser concretizado. Após analisar o contexto e estabelecer objetivos, o consultor faz um planejamento definindo as estratégias digitais mais adequadas para alcançá-los e aconselha sobre como elas devem ser desenvolvidas.
Implementação das estratégias
Algumas vezes a empresa contratante já tem uma equipe de profissionais apta a executar as estratégias e campanhas propostas pelo consultor e neste caso a implantação é de responsabilidade da equipe.
Outras empresas até têm uma equipe de marketing para executar, mas querem o acompanhamento do consultor. Então, neste cenário o consultor pode guiar e dar suporte na execução das estratégias.
Em outros casos a empresa já contrata um serviço de consultoria mais completo, que além da definição inclui também a implementação das estratégias pela equipe de marketing do consultor.
A consultoria é um serviço totalmente personalizado, então gestor e consultor podem acordar como esta etapa da implementação vai ser realizada, de uma forma que atenda às particularidades e expectativas da empresa.
Análise de resultados
Nesta etapa o consultor faz a análise dos resultados das estratégias que foram implementadas e apresenta ao gestor do negócio. É importante dizer que a análise dos resultados não é só realizada como etapa final, mas ao longo de todo o processo o consultor verifica as métricas das campanhas e propõe ajustes.
Quanto dura uma Consultoria em Marketing Digital?
A Consultoria em Marketing Digital tem uma duração bem variável, podendo durar entre um e doze meses. O consultor irá analisar as necessidades e objetivos da empresa para poder estimar a duração ideal de todo o processo de consultoria.
Consultoria em Marketing Digital: Por que contratar?
Há vários motivos para contratar uma Consultoria em Marketing Digital, entre eles:
● Ótimo custo-benefício;
● Foco e análise de resultados;
● Profissional expert;
● Suporte na tomada de decisões;
● Estratégias assertivas.
Quanto custa uma Consultoria em Marketing Digital?
O valor de uma Consultoria de Marketing Digital varia de acordo com vários fatores, como duração, empresa contratada, entre outros. Então, não é fácil dar um valor exato. O que podemos dizer é que a consultoria vale seu custo-benefício e que mais que um custo, é um investimento.
Consultoria em Marketing Digital: vale a pena investir?
A maioria das empresas não tem verba para manter uma equipe grande de marketing, com um analista sênior, um profissional de marketing, assistentes e designers. E o consultor atua como um profissional analista, que vai fazer a criação de estratégias e análise de resultados na área do Marketing Digital da empresa.
Muitos negócios têm equipes reduzidas, com profissionais qualificados, mas que geralmente são executores, responsáveis por implementar as técnicas e não por determiná-las. Não é barato manter um Analista de Marketing trabalhando em tempo integral e a consultoria é uma alternativa que vale a pena.
Consultoria de Marketing Digital: Como obter os melhores resultados?
Para obter ótimos resultados com a consultoria é fundamental escolher um consultor sério e com expertise. Nos últimos anos o Marketing Digital se popularizou e o número de empresas oferecendo serviços de marketing cresceu muito. Mas, muitas empresas oferecem serviços muito básicos e não estão tão preparadas para oferecerem serviços tão especializados e personalizados, que é o caso da consultoria.
Uma consultoria é algo feito por um profissional de marketing sênior, alguém que tenha uma carreira consolidada e tenha experiência de mercado suficiente para analisar e propor soluções eficazes para o cenário de marketing de uma empresa.
Então, para ter bons resultados contrate uma empresa que tenha tempo de mercado e profissionais qualificados. Entre no Google, no site da empresa e nas redes sociais dela e veja quais são os resultados que ela deu para outros clientes. Observe os depoimentos e os cases de sucesso dessa empresa.
Além disso, observe o que a empresa ou o profissional que você quer contratar promete e desconfie de profissionais que prometem resultados milagrosos e instantâneos. O Marketing Digital é muito poderoso, mas não há estratégias milagrosas. Para obter bons resultados é preciso trilhar com paciência um caminho
tortuoso, com obstáculos, outros corredores (concorrentes), que leva a um grande alvo.
Consultor em Marketing Digital Flávio Muniz
O Flávio Muniz é consultor, palestrante e Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital e possui centenas de cases de sucesso. Antes mesmo do Marketing Digital se tornar popular no Brasil ele já estava no mercado explorando todas as potencialidades do marketing e entregando resultados para empresas.
E é com toda essa expertise que ele busca as melhores soluções para empresas na Consultoria em Marketing Digital. A consultoria com o Flávio é flexível e totalmente personalizada para as necessidades da empresa.
Além disso, Flávio Muniz é Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP, e realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston). Além disso, ministrou palestras que transformaram profissionais e negócios em mais de 10 estados brasileiros.