Assessoria de imprensa: o que é, como fazer e como aparecer em grandes portais?

Flávio Munizassessoria de imprensaAssessoria de imprensa: o que é, como fazer e como aparecer em grandes portais?
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A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na promoção da visibilidade midiática e na construção da identidade e imagem de organizações, marcas e indivíduos. Essa função é essencial no relacionamento com a mídia, agindo como intermediária entre o cliente e os veículos de comunicação e público em geral.

Assessoria de Imprensa: O que é? Como ter matérias em portais?

Apesar das mudanças digitais e da diminuição da influência da mídia impressa, a assessoria de imprensa mantém sua relevância. Hoje, abrange não apenas os meios tradicionais, mas também a presença nas redes sociais e na internet em geral.

O objetivo primordial da assessoria é conquistar mídia espontânea, na qual a empresa ganha destaque e visibilidade nos veículos de comunicação. Isso envolve não apenas gerenciar informações para torná-las relevantes, mas também direcioná-las adequadamente.

A história da assessoria de imprensa remonta a 1906, quando o jornalista Ivy Lee estabeleceu o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo. Ao longo dos anos, a assessoria de imprensa passou por inúmeras transformações, adaptando-se às necessidades da era digital. Hoje, é possível encontrar assessorias em empresas privadas, públicas, influenciadores e ONGs, desempenhando um papel fundamental na promoção da transparência do negócio por meio de relacionamentos contínuos com a mídia.

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As atividades da assessoria de imprensa englobam:

  • Gerenciamento de crises: Desenvolver estratégias de comunicação para superar momentos difíceis, minimizando danos à imagem do cliente.
  • Geração de mídia espontânea: Divulgar releases, pautas e fontes de qualidade para jornalistas, promovendo debates de interesse mútuo e obtendo espaço em diversos meios de comunicação, sem a necessidade de pagamento.
  • Relacionamento com a mídia: Facilitar o acesso aos profissionais da redação e promover pautas relevantes.
  • Orientação de porta-vozes e media training: Treinar os representantes da empresa para alinhar o tom da comunicação de acordo com os objetivos desejados, produzindo conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia.
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Para realizar essas atividades de relações públicas, a assessoria de imprensa utiliza diversas ferramentas, incluindo:

  • Press release: Texto formatado como notícia, comunicando eventos da empresa.
  • Press Kit: Kit para divulgar novos produtos ou atividades, incluindo brindes e materiais informativos.
  • Press-trip: Viagens ou visitas guiadas para fortalecer relacionamentos com a imprensa e influenciadores.
  • Clipping e análise de mídia: Monitoramento de menções nos veículos de comunicação.
  • Site e redes sociais: Canais digitais para comunicação com a imprensa e o público.
  • Mailing: Lista de contatos segmentada para distribuição eficiente de informações.
  • Relacionamento com a mídia: Encontros e reuniões com jornalistas.
  • Produção e gestão de conteúdo: Criação de diversos tipos de conteúdo, incluindo releases, briefings, mensagens-chave e discursos.
  • Entrevistas coletivas: Eventos para transmitir informações de interesse público imediato.

Os principais desafios da assessoria de imprensa na era digital incluem o planejamento estratégico digital, marketing de conteúdo, SEO, inbound marketing, monitoramento e gerenciamento das redes sociais, além da mensuração de resultados.

Assessoria de imprensa: o que é, como fazer e como contratar

A Método Mídia Imprensa acredita que uma empresa de comunicação deve ir além da gestão da reputação e imagem das marcas. É crucial criar narrativas autênticas alinhadas aos propósitos das empresas e instituições. A empresa introduziu o conceito de “PRIGITAL” em 2019, enfatizando a importância de transmitir mensagens estratégicas e envolventes por meio de canais de comunicação, eliminando a distinção entre online e offline.

A Método Mídia Imprensa é líder em comunicação no Brasil e investe constantemente em tecnologia, pessoal e inteligência. Além do relacionamento com a mídia, a empresa tem experiência em diversas áreas estratégicas, como comunicação/marketing digital, publicidade, gestão de redes sociais, produção de conteúdo, monitoramento de imagem, treinamentos, media trainings, análise de dados e pesquisa, com o Método Mídia Pesquisa e o Método Mídia Inteligência.

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Como Aparecer em Grandes Portais:

Aparecer em grandes portais de notícias exige um esforço estratégico. Aqui estão algumas dicas:

  1. Identifique os Portais Relevantes: Identifique os grandes portais que são relevantes para o seu setor ou nicho. Concentre-se em portais que cobrem tópicos relacionados ao seu campo de atuação.
  2. Crie Histórias Cativantes: Desenvolva histórias e press releases que se destaquem. Eles devem ser interessantes, informativos e relevantes para o público do portal.
  3. Personalize os Seus Envios: Aborde os jornalistas e editores dos portais de forma personalizada. Mostre como sua história é relevante para o público deles.
  4. Seja Persuasivo: Use uma linguagem persuasiva e convincente em seus press releases e comunicados de imprensa. Destaque os aspectos únicos e a importância da sua história.
  5. Esteja Disponível para Entrevistas: Esteja disposto a dar entrevistas e fornecer informações adicionais aos jornalistas quando solicitado. Seja acessível e responsivo.
  6. Acompanhe os Resultados: Monitore e avalie o desempenho de suas iniciativas de assessoria de imprensa. Acompanhe as métricas de visibilidade e impacto nos grandes portais.
  7. Seja Persistente: Aparecer em grandes portais pode levar tempo e esforço. Continue a construir relacionamentos com a mídia e a criar histórias interessantes.
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BÔNUS: Glossário da Assessoria de Imprensa

Aspas – as aspas, conhecidas como “quote” em inglês, são as citações diretas do entrevistado que serão inseridas no texto exatamente com as palavras que ele usou. É comum o jornalista solicitar: necessito das aspas! Isso indica que ele precisa que alguém (com nome e cargo) faça um comentário sobre o assunto em questão para ele publicar.

Encerramento – mais crucial em veículos impressos, pois é o momento em que os jornalistas devem entregar os textos finais para que a publicação possa ser finalizada – e seguir para a gráfica! Os veículos online publicam matérias continuamente, mas também têm encerramento de seções.

Gancho – como o seu tópico está relacionado a um contexto maior e atual? Por que devemos abordar esse tema agora em vez de depois? “Qual é o gancho?” é uma pergunta muito comum feita pelo editor ao repórter. Não se esqueça de que o mundo é maior do que a sua empresa, então é a empresa que precisa se encaixar no contexto!

Introdução – ao contrário do “lead” do marketing, apesar de ter a mesma origem, essa introdução em português é o primeiro parágrafo de uma matéria, aquele que deve ser suficientemente cativante para que o leitor continue lendo o texto.

Tema – é o assunto, o foco da matéria. Um assessor propõe/apresenta temas aos repórteres, e estes, quando convencidos, também precisam persuadir os seus editores sobre o tema.

Indivíduo – indivíduos que possam ser incluídos na matéria. Por exemplo, se estamos falando de um hábito que melhora o sono das pessoas, a imprensa perguntará: temos um indivíduo? O que significa: temos uma pessoa que já tenha feito isso, tenha experimentado melhorias no sono e possa fornecer uma declaração?

Comunicado de imprensa – uma maneira bastante tradicional de apresentar um tema à imprensa. Um comunicado de imprensa – ou press release – é um texto redigido pela empresa que tenta se assemelhar a uma matéria sobre aquele tema. Em veículos menores, muitas vezes é publicado sem grandes alterações, mas a ideia é que ele sirva como base para que o jornalista desenvolva o tema. O uso do comunicado de imprensa está diminuindo, e hoje os temas são apresentados com a divulgação dos dados e com materiais audiovisuais que possam ajudar a ilustrar a matéria.

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