SEO Pillar Pages – Páginas pilares, a nova tendência para posicionamento e otimização do Google.

Flávio MunizPillar PagesSEO Pillar Pages – Páginas pilares, a nova tendência para posicionamento e otimização do Google.
SEO Pillar Pages

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Os algoritmos do Google estão constantemente sendo alterados, e a nova tendência agora é o Pillar Pages. Se adaptar às novas engrenagens dos mecanismos de busca são fundamentais para que o site do seu empreendimento alcance a primeira página do Google. Com este objetivo, o desenvolvimento de páginas pilares se torna uma estratégia acurada para que os usuários sejam direcionados para o conteúdo online da sua empresa.

Com o avanço da tecnologia, as pessoas mudaram o modo de buscar uma determinada informação na internet. Há alguns anos, os usuários digitavam termos mais objetivos no Google a fim de encontrar o conteúdo de interesse. Atualmente, estes mesmos usuários costumam escrever termos mais longos, ou até mesmo perguntas completas, pensando que suas buscas se tornam mais específicas para o assunto em questão. Mas não é bem isso que acontece…

Os resultados sugeridos nem sempre são objetivos. Por exemplo, ao buscar por “onde comprar um tênis de corrida?”, o Google certamente exibirá algumas páginas contendo informações similares, como “inscrições de corrida” ou “isotônicos para corrida”. E você sabe quais são as principais causas para este gap criado? A desorganização dos diferentes conteúdos contidos em um mesmo site e o excesso de palavras-chave descritas nos seus diversos textos. Por isso é de suma importância fazer uso da estratégia Pillar Pages

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O modo como desenvolvedores de sites, blogueiros e demais produtores, bem como as técnicas de SEO para criação de conteúdo, necessita atualizar-se para otimizar a visibilidade das páginas de um site por meio de mecanismos de busca, como o Google. E há um modelo inovador para solucionar esta questão: as páginas pilares!

Pillar Pages – Organizando o conteúdo com as páginas pilares

SEO Pillar Pages
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Como o nome sugere, as páginas pilares (ou pillar pages) são a base, o centro. O conceito das páginas pilares é a construção de clusters (grupos) de tópicos específicos, ou seja, a criação de uma página principal sobre um determinado tema, e conectada a outras páginas contendo informações aprofundadas sobre o mesmo tópico. Portanto, o uso das páginas pilares acarreta na maior facilidade de exploração de conteúdos e no aumento da visibilidade das páginas do site.

Uma página pilar é uma página completa e muito atrativa que descreve todos os aspectos de um determinado tópico. Nela, alguns pequenos trechos do texto são destacados em modo hyperlink, os quais direcionam o usuário para outras URLs contendo informações detalhadas sobre o tema em questão, para que o leitor possa explorar um dos ramos deste tema.

O Pillar Pages deve possuir todas as respostas básicas para um tópico específico, sendo então formada por textos mais longos em comparação a posts normais. Deve conter também uma descrição forte, marcante, e que instigue o leitor a explorar os diversos hyperlinks contidos nela. Logo, a página pilar serve como guia, não só facilitando a leitura pelo internauta, mas também organizando os diversos conteúdos do site nas respectivas página pilar.

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Uma vez que os conteúdos estão organizados em clusters, todas as páginas vinculadas a uma determinada página pilar se tornam potenciais quando uma destas é lida pelo usuário. Lembre-se: o tópico está unido pela página pilar! A visibilidade dos conteúdos do site ganharão muito mais destaque com o modelo de tópicos em cluster, pois todas as URLs estão agrupadas, ajudando mais páginas do site a obter um bom posicionamento nas buscas do Google.

SEO Pillar Pages – Explore todo o potencial das páginas pilares

Pillar Pages
Pillar Pages

A fim de usufruir de toda a potencialidade das páginas pilares, recomenda-se refletir sobre alguns pontos significativos. Primeiramente, não crie suas páginas pilares de acordo com as palavras-chave, mas sim pelos tópicos. A página pilar deve ser rica em informação e conter uma descrição completa de um tema específico, e não estar superlotada com o mesmo grupo de palavras-chave.

Saiba o seu público-alvo e seus interesses. Destacar os termos estratégicos ao longo de uma página pilar requer que o redator conheça o perfil dos internautas que comumente visitam e lêem um conteúdo específico. As informações contidas nas páginas em hyperlink devem se aprofundar em questões que realmente despertem a atenção e interesse do leitor, afinal, estas outras URLs mostrarão informações aprofundadas em relação ao tópico principal.

Portanto, as páginas pilares têm a capacidade de aumentar a visibilidade de muitas páginas do site, pois diferentes URLs mantêm-se conectadas por meio de uma estrutura central. Concomitantemente, todo o grupo de um tópico específico estará organizado, possibilitando maior fluidez durante a navegação do usuário pelo site. Atualize-se e explore o potencial das páginas pilares para destacar o seu empreendimento no Google!

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