Buscando ampliar o conhecimento dos servidores públicos em variados temas, a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas procura promover palestras e cursos com os melhores profissionais do mercado de tecnologia, como a palestra ministrada pelo nosso CEO da Agência Espalhando, Flávio Muniz, cujo tema abordado foi a utilização de mídias sociais voltada a instituições públicas.
Foto by Ronei Thezolin – UNICAMP
Antes de falar um pouco sobre a palestra em si, é importante apresentar o palestrante, Flávio Muniz é especializado em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA/USP com MBA em Social media and Online Strategies por Harvard / Boston – USA. Além disso, é fundador e CEO da agência de marketing digital Espalhando. Em outras palavras, Flávio detém o conhecimento necessário para dar palestras e treinamentos educativos acerca deste tema, já que é autoridade no assunto.
Abaixo mostraremos o conteúdo programático elaborado por Flávio e sua equipe para a palestra na UNICAMP, vejam que os tópicos e tema tem total relação com a necessidade da Universidade:
Introdução às redes sociais e marketing digital
Dentro desta palestra, foi apresentado uma breve definição aos participantes sobre o que é marketing digital, e o que são as redes sociais. Nomenclaturas, conceitos e metodologias foram explicadas de forma concisa e clara, para que todos os participantes pudessem entender como esse universo funciona.
O conceito de marketing digital ou Web Marketing, como também é conhecido, é simples. Consiste em um conjunto de ações realizadas on-line para criar a identidade de uma determinada marca, além de divulgar, criar relacionamentos entre empresa e cliente, e sobretudo, criar novas oportunidades de negócios.
Bem como o marketing tradicional, que é aquele que abrange revistas, jornais, rádio e TV, o marketing digital está sempre antenado no que se refere às novidades do mercado e às novas linguagens para atrair clientes com mais eficiência. Sabendo disso, fica claro que a ferramenta mais utilizada hoje para atrair tais clientes são as redes sociais.
Redes sociais
As redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo, são os meios mais utilizados pelas pessoas para compartilhar suas experiências e seus interesses com outras pessoas. Disso surgiu uma grande oportunidade para as empresas: a de utilizar as redes sociais para criar interesses e experiências relacionadas as suas marcas. Desse modo, uma divulgação orgânica, ou seja, feita pelas próprias pessoas, começou a ser realizada como consequência, então recomendamos para o crescimento e interação maior com o público o curso de redes sociais para empresas.
Metodologias utilizadas
As formas de realizar o marketing digital nas redes sociais são inúmeras.
Adequar o conteúdo ao público-alvo, procurar analisar os melhores dias e horários para publicação, utilizar palavras-chave, CTAs (call to action), imagens bem elaboradas, hiperlinks, entre outras ferramentas e técnicas são o que fazem com que a divulgação do conteúdo tenha o efeito desejado.
Os 5 princípios que regem a utilização das mídias sociais
Durante a palestra, Flávio explicou, utilizando casos de erros e acertos como exemplos, sobre a existência dos 5 princípios básicos da administração frente à sociedade conectada na era da informação. São elas a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (L.I.M.P.E.) e como esses princípios podem ser utilizados com a finalidade de otimizar a utilização de plataformas digitais.
Além disso, foi explicado como as mídias sociais são úteis em um país onde mais da metade da população tem acesso à internet, e quais as melhores práticas no que diz respeito à abordagem do que ele chama de “cidadão 2.0”.
Gestão de crises e conflitos nas mídias sociais para órgãos públicos
Após explicar o conceito, os métodos de utilização e falar sobre o público-alvo das mídias sociais, o ponto abordado foi como empresas e órgãos públicos podem utilizar essa ferramenta se precavendo dos efeitos negativos inerentes à internet. Como poderia se dar a gestão eficiente de uma crise no âmbito virtual e a melhor maneira de evita-las também foi um assunto colocado em pauta.
Mídias sociais como ferramentas para o exercício da cidadania e para a democratização da informação pública
Estes dois tópicos apresentam a ideia de como as mídias sociais podem ser utilizadas para a apresentação de projetos de leis, requerimentos e ementas, por exemplo, de modo que essas informações atinjam o público-alvo de maneira adequada.
Essas e outras utilizações devem ser feitas de maneira que ninguém se sinta ofendido, independentemente de classe, gênero ou grupo étnico. Pelo contrário, esse serviço público deve ser feito de modo que os cidadãos se sintam participantes de seu sistema de Governo, por estarem constantemente atualizados.
Além dos tópicos acima citados, foram abordados e discutidos assuntos como de que forma o Serviço Público pode melhorar sua atuação, através das ferramentas de pesquisa e monitoramento e como os órgãos públicos podem criar campanhas de mídias sociais eficazes.
Ao final da palestra, os participantes desenvolveram atividades propostas pelos docentes, colocando em prática o que foi abordado no conteúdo programático.
Questões foram levantadas e a capacidade de resolução de problemas dos participantes foram avaliadas e comentadas pelos docentes.
Nossos Cursos são personalizados para atender as necessidades de cada cliente, empresa ou instituição como no caso da Universidade Estadual de Campinas. Treinamos mais de 100 empresas nos módulos de Novas Mídias, Analistas de Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, SEO para Jornalistas, O Segredo Marketing Online – Curso de Redes Sociais entre muitos outros treinamentos em tecnologia.
Nossos treinamentos são atualizados e personalizados conforme necessidade de cada empresa seja ela privada ou um órgão público federal, estadual, municipal ou uma universidade como este que foi realizado na Unicamp. Ministramos cursos in company para atender à necessidade específica de cada instituição, melhorando ainda mais a formação e capacitação de funcionários e alunos, abordando temas como mídias, seo, marketing de conteúdo, inbound e marketing digital.
Para maiores informações a respeito dos cursos in company, em empresas, órgãos públicos, universidades públicas e faculdades particulares como UNIP, MACKENZIE UNOPAR, UNINOVE, CAPER LIBERO, Anhanguera, Anhembi Morumbi, PUC, Cruzeiro do SUL entre outras clique aqui.
Conheça o Perfil do Professor Flavio Muniz, gestor do Espalhando e Especialista em Marketing Digital
Flávio Muniz é profissional de Marketing, especializado na ECA/USP em Marketing Político e Propaganda Eleitoral com MBA em Digital Marketing Social Media and Online Strategies pela Harvard University (EUA) em 2013. Em abril deste ano realizou curso livre na UCLA (Los Angeles /Califórnia) em Novas Mídias.
É fundador e CEO da Agência Espalhando Marketing Digital na qual dá consultoria a dezenas de empresas como Itaú Unibanco, Governo do Estado de São Paulo, Tognato, Colégio Marco Polo, Estética Hollywood by Dr. Rey entre outras.
Em parceria com o Centro de Treinamento da Microsoft na Avenida Paulista ministra e coordena cursos na área de tecnologia como Analista de Redes Sociais, Google Adwords e SEO, Marketing no Facebook para Empresas, Introdução a Produção Gráfica entre outros. Em 2015 treinamos 500 profissionais em nosso centro de treinamento e em empresas públicas e privadas em todo Brasil.