Palestrante de vendas: Saiba tudo sobre e contrate o melhor!

Neste post, iremos abordar os principais aspectos para você contratar um palestrante de vendas para a sua empresa. Além disso, falaremos sobre a importância do palestrante de vendas para o seu  time de colaboradores.

Afinal, estamos na Era do conhecimento e a sua principal característica é a velocidade da informação, ou seja, em um curto intervalo de tempo há descobertas constantes em diversas áreas do saber. 

Por isso, faz-se necessário que as empresas adotem sistemas educacionais que supram as necessidades dos colaboradores, pois dessa forma, eles estarão não só se adaptando às tecnologias da contemporaneidade, como também se inovando e evoluindo. 

A partir desse cenário de mudanças, faz-se necessário a presença de uma palestrante de vendas em uma empresa.

Por isso, continue na leitura e saiba como um palestrante de vendas pode ajudar na evolução organizacional dos seus colaboradores e gestores, bem como nas suas negociações.

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A importância do palestrante de vendasDestaca a relevância do palestrante de vendas na era do conhecimento, enfatizando a necessidade de atualização e capacitação constante dos colaboradores para adaptarem-se e evoluírem com as tecnologias contemporâneas.
Palestrante de vendas: o que é?Explica o papel do palestrante de vendas em promover palestras motivacionais ou técnicas para energizar a equipe de vendas, adaptando-se às necessidades específicas de cada empresa.
Como funciona?Descreve a dinâmica de uma palestra de vendas, que pode variar em duração e ser realizada presencialmente ou online, focando em uma comunicação clara e acessível.
Objetivos de uma palestra sobre vendasLista 10 objetivos possíveis de uma palestra de vendas, incluindo motivação, reflexão, transmissão de conhecimentos, atualização profissional, e mais.
Custo de uma palestra de vendasFornece uma faixa de preços para o orçamento de uma palestra de vendas, variando de acordo com vários fatores como tamanho do evento, duração, tipo de palestrante e modalidade (presencial ou online).
Público-alvoDefine que a palestra de vendas é destinada a qualquer pessoa ou entidade interessada em vender um produto, abordando diversos aspectos como saúde dos colaboradores, aprimoramento de técnicas, preparo psicológico, entre outros.
Benefícios para a empresaApresenta 7 benefícios principais de uma palestra de vendas, incluindo motivação, confiança, estímulo à mudança, inteligência emocional, engajamento, autoconhecimento e percepção sobre si mesmo.
Como encontrar um bom palestrante de vendasOferece dicas e critérios para selecionar um palestrante de vendas adequado, baseando-se em pesquisa de histórico, solicitação de apresentações, portfólio, produção de conteúdo, presença digital, personalização, tipo de linguagem, abordagem temática e feedback de participantes.
Temas abordadosLista os 5 principais temas que um palestrante de vendas pode tratar, incluindo prospecção, negociação e fechamento, comunicação verbal e persuasão, negócios inovadores, linguagem corporal em vendas e técnicas de vendas.
Benefícios da contratação para a empresaExplica como a contratação de um palestrante de vendas pode elevar o status da empresa no mercado e promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Melhores palestrantes de vendasApresenta listas dos melhores palestrantes de vendas nacionais e internacionais, destacando suas qualificações e contribuições para o campo das vendas.

A importância do palestrante de vendas 

O palestrante de vendas é importante devido a sua ação qualificativa para uma determinada empresa, pois, deve-se levar em consideração que o mundo globalizado que vivemos hoje, exige profissionais mais capacitados e especialistas em sua área de atuação.

Pois, ele não só aumenta o conhecimento dos colaboradores sobre determinados assuntos, como também os motivam a desenvolverem da melhor forma possível suas competências e habilidades. 

Além de sua função qualificativa, o palestrante de vendas irá proporcionar momentos de reflexão, reconhecimento e também (Re)construção da identidade profissional. 

Em relação à reflexão, a equipe de funcionários pode refletir sobre seus pontos baixos ou aqueles em que mais possuem dificuldades, por exemplo, e ver como pode melhorá-los.

Em relação ao reconhecimento, os profissionais irão se sentir reconhecidos e pertencentes tanto à empresa quanto ao ambiente de trabalho e logo se sentirão motivados e inspirados para exercerem suas atividades. 

Por último, a identidade profissional – diga-se de passagem – é um dos maiores benefícios de uma palestra corporativa, pois através dos ensinamentos, experiências e aprendizados de um palestrante corporativo, tal colaborador pode se reconhecer como autêntico e enxergar a sua própria importância para empresa em que atua. 

Portanto, pode-se dizer que a palestra de vendas para sua empresa é fundamental para a saúde dos seus colaboradores e, consequentemente, do seu negócio; pois uma equipe de venda satisfeita, irá gerar resultados também satisfatórios. 

Palestrante de vendas: o que é?

palestrante de vendas: o que é e como funciona

O palestrante de vendas irá promover uma palestra de vendas ou motivacional em vendas, em que irá gerar a “energização” do time de vendas de uma determinada empresa.

Compreende-se tal energia como um Plus para alavancar não só o relacionamento entre colaboradores e clientes, mas nas negociações também.

Ainda vale destacar que não há um único objetivo para uma palestra, uma vez que tal evento ocorre de acordo com a necessidade da empresa

Ou seja, se a empresa X precisa de algo que incentive os seus colaboradores, ela, com certeza, irá contratar um palestrante em vendas voltado à essa necessidade.  

Como funciona?

Uma palestra de vendas varia de 1 a 2 horas ou mais (a depender do contrato da empresa com o palestrante), elas podem acontecer de modo presencial ou online e deve ser feita numa linguagem clara, isto é, aquela que seja  compreensível a todos. 

Elas devem ser ministradas por profissionais reconhecidos na área e com experiência no mercado. Elas são apresentações orais de longa, media ou curta duração (isso é relativo). 

Veja aqui alguns outros 10 objetivos de uma palestra sobre vendas:

  •  Gerar motivação;
  • Promover reflexão;
  • Transmitir conhecimentos metodológicos, técnicos e comportamentais;
  • Iniciar e/ou celebrar uma nova fase da empresa;
  • Apresentar inovações do mercado de trabalho;
  • Explorar as oportunidades de negócios;
  • Atualizar a formação do profissional; 
  • Realizar treinamentos de vendas, marketing e etc.
  • Discursar sobre atendimento ao cliente, liderança, disciplina e muito mais.
  • Orientar os profissionais sobre cursos, workshop, materiais e tudo aquilo que irá influenciar no crescimento do time comercial. 

Além destes, existem muitos outros objetivos. Por isso, é importante que a empresa ao contratar um palestrante de vendas, deixe bem claro qual a sua necessidade.

Quanto custa uma palestra de vendas? 

Quanta custa uma palestra de vendas?

O orçamento médio de uma palestra de vendas varia de R$2.000 a R$10.000, no entanto esse valor é relativo, porque o preço vai variar de acordo com alguns aspectos, sendo eles: 

  • Tamanho do evento;
  • O tempo de duração;
  • O tipo de palestrante; 
  • A modalidade, ou seja, se é presencial ou online. 

Dentre os aspectos citados acima, pode-se afirmar que a escolha do palestrante é o principal diferencial de um orçamento baixo, médio ou alto. Isso porque quanto mais experiente e renomado na área, maior será o seu valor.

Continue aqui no post para saber como encontrar o melhor palestrante de vendas! 

Para quem a palestra de vendas é direcionada?

Para quem a palestra de vendas é direcionada?

Primeiramente, é importante deixar claro que a palestra de vendas será sempre direcionada para alguém que deseja vender o seu produto. Esse alguém pode ser uma empresa, uma corporação ou até mesmo um vendedor. 

No entanto, vender um produto envolve diversos aspectos, como: a saúde dos colaboradores, aprimoramento de técnicas e metodologias, preparo psicológico, utilização de gatilhos mentais, formação continuada do profissional, conhecimento do mercado de trabalho, autoestima, segurança e entre outros aspectos. 

É, então, sob esse contexto que surge a necessidade da palestra de vendas e por isso que ela é direcionada a dois tipos de grupos: vendedores e potenciais compradores.

No primeiro grupo, o objetivo é fomentar a melhoria de processos comerciais, motivar a venda entre clientes e capacitar o time de colaboradores. No segundo grupo, a palestra é voltada à empresários, gestores, compradores e autônomos que desejam investir em um determinado produto. 

Benefícios de uma palestra de vendas para sua empresa 

Palestra de vendas: benefícios

Uma palestra de vendas irá trazer inúmeros benefícios a uma empresa, uma vez que a equipe comercial irá se sentir motivados, valorizados e inspirados para trabalhar e, consequentemente, gerar melhores resultados.

Veja aqui 7 benefícios de uma palestra em vendas 

Motivação 

Os colaboradores irão se sentir reconhecidos pelo seu trabalho e, logo, motivados para fazer o melhor dentro da empresa.

Confiança

O time de vendas se sentirá mais confiante no processo comercial, uma vez que um dos principais tópicos de uma palestra é a atualização do mercado de trabalho, além de abordar outros conhecimentos técnicos.

Estímulo em busca de mudanças

A equipe colaborativa irá se sentir pronta para enfrentar novos desafios. 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade do homem lidar com os problemas internos e externos tanto da vida pessoal quanto profissional. 

Ou seja, aquele grupo de colaboradores, por exemplo, que consegue desenvolver sua inteligência emocional, muito provavelmente, irá alcançar sucesso no mercado de trabalho. 

Há uma frase em que diz: muitos são contratados pelas suas habilidades, mas demitidos pelos seus comportamentos. Em outras palavras, tal frase diz que a inteligência emocional irá equilibrar as habilidades técnicas e comportamentais do time de colaboradores.

Engajamento

Com certeza um dos maiores pontos positivos de uma palestra de venda para a empresa é o engajamento. O engajamento nada mais é do que uma relação entre a marca e seus consumidores ou uma empresa e seus colaboradores

Autoconhecimento 

O autoconhecimento tanto pessoal quanto profissional é a base da maturidade para qualquer ser humano atingir sua evolução. Ou seja, a partir do momento que um colaborador possui um autoconhecimento, ele estará vendo de forma nítida o seu objetivo e propósito na empresa. 

Percepção sobre si mesmo

Esse é um dos pontos mais importantes, pois nele o público irá refletir sobre o seu papel na empresa, o que envolve alguns questionamentos, como: quem eu sou aqui? Como os meus colegas me veem? O que eu posso mudar? e entre outros. Isso é importante, pois irá repercutir em uma mudança positiva na carreira do funcionário. 

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Como encontrar um bom palestrante de vendas

como encontrar um bom palestrante

O primeiro passo para encontrar um bom palestrante de vendas é pesquisar informações sobre sua formação e experiência no mercado de trabalho. Essa busca se torna simples quando temos uma ferramenta poderosa na palma das nossas mãos: a internet. 

No entanto, antes de pesquisar sobre o trabalho do palestrante em vendas, é necessário que a empresa defina o tipo de evento, bem como o perfil do público que deseja convidar. Por exemplo, se a empresa deseja promover uma palestra com a finalidade de estimular vendas, ela deverá procurar um palestrante com esse perfil.

Mas, caso a intenção da empresa seja motivar o time de vendas e aumentar a conexão entre colaboradores e clientes, um outro perfil de palestrante deve ser buscado, o palestrante motivacional de vendas. 

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é o orçamento, ou melhor, quanto a empresa está disponível para investir em um palestrante. Nesse caso, é fundamental que a corporação aja de modo justo no ato de fechar uma palestra. 

Isto é, não exigir de um palestrante iniciante o mesmo resultado de um palestrante já renomado e consolidado no mercado de trabalho. 

Então, depois dos critérios definidos: tipo de evento, perfil do público (faixa-etária e escolaridade) e orçamento disponível, é hora de procurar o melhor palestrante de vendas. 

10 Critérios para escolher o melhor palestrante de vendas 

  • Pesquise o histórico do palestrante

Busque informações sobre quem é o palestrante, sua formação tanto profissional quanto pessoal, isto é, quais valores ele preza para o seu trabalho e a sua vida. Através de redes como, Linkedin, Instagram e Youtube, você pode encontrar informações de trabalhos anteriores, interação com o público e também com os clientes. 

  • Solicite um vídeo de apresentação

Ao solicitar um vídeo de apresentação, você poderá avaliar mais de perto alguns aspectos do palestrante, como performance de palco, interação com a plateia, tamanho da plateia, utilização de recursos visuais, como vídeos, slides e entre outros. 

  • Portfólio

Através do portfólio, você irá conhecer as palestras mais famosas dos palestrantes, bem como aquelas de maior resultado. Além disso, irá identificar se ele é um palestrante de nível nacional, internacional ou os dois. Conhecer o portfólio do palestrante em vendas é uma forma de se sentir seguro com o profissional. 

  • Produção de conteúdo

Atente-se às produções do palestrante que você está buscando, isto é, veja se ele publica livros, artigos ou produz conteúdo nas principais redes sociais. Isso é uma forma de credibilizar o trabalho dele. 

  • Presença digital 

Não tem referências do palestrante no meio digital? Fique atento! Pois, pode ser um palestrante fantasma. Infelizmente, quem não se “joga nas redes” não é conhecido e nem reconhecido. O primeiro passo é buscar o nome do profissional no google e a partir disso, uma gama de informações sobre ele irá aparecer.

  • Personalização

Veja junto ao palestrante como será apresentado o conteúdo do seu evento. Por exemplo, o palestrante irá reproduzir uma mesma palestra ou irá produzir uma voltada à necessidade da empresa? 

O ideal é que cada palestra seja desenvolvida conforme a necessidade do contratante e o respectivo público, por  isso a importância de um trabalho personalizado.

  • Tipo de linguagem 

É importante que o palestrante fale a língua do seu time de vendas, pois o conteúdo só será apreendido se o público compreender o vocabulário do palestrante. De nada adianta utilizar termos rebuscados e técnicos, se estes não fazem parte do universo linguístico da plateia. 

  • Abordagem temática 

Um outro ponto importante também é conhecer os temas que o palestrante costuma abordar em seus eventos. Como já mostramos nos parágrafos acima, uma palestra pode ter diversos temas e há a possibilidade de um determinado palestrante dominar algumas temáticas mais específicas. 

  • Feedback dos participantes

Há uma expressão antiga na publicidade, em que diz que o melhor marketing é aquele de “Boca em boca”, pois é! Sendo assim, procure avaliações do palestrante pelos seus próprios vendedores, clientes e pessoas que já contratam o profissional. Isso pode ser buscado na própria internet. 

  • Autenticidade 

Procure saber como funciona a organização do palestrante, seu senso de humor e sua relação com as pessoas no geral. Isso irá dizer muito da sua autenticidade. 

Quais temas o palestrante de vendas irá tratar?

 Quais temas o palestrante de vendas irá tratar?

Bom, já vimos nos parágrafos anteriores que o tema de uma determinada palestra vai depender muito da necessidade da empresa. No entanto, iremos elencar aqui os principais temas de uma palestra em vendas.

Os 5 principais temas de uma palestra de vendas 

Prospecção, negociação e fechamento

De modo geral, na abordagem desses temas, o palestrante irá tratar de aspectos, como etapas de uma negociação, quem é o seu cliente, o que o cliente deseja comprar, o que fazer em uma pré e pós venda. Além disso, há outros pontos, como conhecer o mercado e a concorrência, por exemplo. 

Comunicação verbal e Persuasão 

Dentro desse tema, irão surgir subtópicos, como: o que é a comunicação e como a entendemos; compreensão do público-alvo, isto é, como o cliente pensa, sente e se comporta e, por fim, o perfil de um bom orador. Há uma outra técnica bastante utilizada nesse tema geral que é a Programação Neurolinguística, mas nem todos os palestrantes a dominam. 

Negócios inovadores 

A partir da temática Negócios Inovadores, o palestrante irá tratar de questões como, Startup, modelo de negócios, grupos de pessoas, investimentos contemporâneos e entre outros

Linguagem corporal em vendas

Em “Linguagem corporal em vendas” uma das questões que o palestrante irá abordar é a questão do corpo e suas expressões, pois sabemos que uma das principais técnicas que acompanha a persuasão é a linguagem corporal, certo? Por isso, a importância do time de funcionários é dominar essa técnica. 

Dentro desse tópico, o palestrante em vendas irá falar de expressões faciais e corporais, postura e movimentos no geral. 

Técnicas de vendas

Nesse tipo de tema, desenvolve-se diversos conteúdos, dentre eles, os métodos mais eficazes para realizar uma venda, como desenvolver a escuta ativa com o cliente e o uso correto de gatilhos mentais

Esses são alguns dos inúmeros temas desenvolvidos em uma palestra de vendas. Ainda vale destacar que cada tema irá definir o tipo da palestra corporativa.

Palestrante de vendas: o que a empresa ganha ao contratar um? 

Palestrante de vendas o que a empresa ganha ao contratar um

A palestra de vendas irá alavancar o nome da empresa, mas não só isso, ela dará um “selo” de qualidade à marca, já que promover uma palestra corporativa, significa incentivo, antecipação de tendências, apresentação de novas técnicas e entre outros benefícios aos seus funcionários.

Ou seja, tal empresa estará ocupando um lugar de referência no mercado de trabalho.

Além disso, os colaboradores da empresa irão se sentir valorizados ao perceber que a empresa está investindo no crescimento profissional deles. 

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Os melhores palestrantes de vendas: nacionais e internacionais 

Os melhores palestrantes de vendas

Diante de tudo que lemos até agora, ficou claro que precisamos escolher um palestrante qualificado, pois a contratação de um profissional incapaz pode prejudicar a reputação da sua empresa e ainda ter gastos desnecessários com a palestra. 

Por isso, nestes tópicos seguintes, nós separamos uma lista com os 5 melhores palestrantes do Brasil e os 5 melhores internacionais.

Assim, você já tem uma seleção para escolher o melhor palestrante de vendas para o evento da sua empresa. 

Os 5 melhores palestrantes de vendas nacionais

Flávio Muniz

Flávio Muniz é um dos maiores palestrantes de vendas brasileiro e não é à toa que suas palestras são intituladas pelos clientes como “palestras poderosas para empresas”. 

Além de palestrante, é professor do MBA em Marketing (PUC-RS) e especialista em SEO com extensão em Harvard. Ainda vale destacar que Flávio também possui especialização em Marketing Político pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

Diante de uma bagagem cheia de formação e experiência, Muniz já deu entrevistas nos principais programas da mídia brasileira. Na televisão, participou de canais como a Globo, Band e o SBT. Na internet, participou dos principais canais do universo do marketing digital, como o SemRush, o Neil Patel e entre outros.

Como palestrante, uma de suas principais qualidades é a boa didática, ou s seja, seus ensinamentos conquistam a todos. Hoje, conta com mais de 50 mil seguidores no Instagram e mais de 2 milhões de visualizações qualificadas no Youtube!

Um dos seus métodos de mais sucesso é o poder do pensamento. Nesse método, Flávio utiliza os três pilares do pensamento: pensar, agir e colher. E através desses fundamentos, ele ministra suas palestras, treinamentos e cursos. 

No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Flavio Muniz:

Marcos Caetano

Marcos Caetano é um dos principais palestrantes nacionais também é sua principal especialidade é a representação comercial. Além disso, atua como palestrante, empresário e conselheiro empresarial.

Atualmente conta com mais de 30 anos de experiência e desde então vem realizando diversos treinamentos, palestras, mentoria, consultoria, cursos e entre outros. 

Conheça um pouco mais de Marcos Caetano no vídeo abaixo: 

Pablo Mai

Atualmente, Pablo Mai é considerado um dos mais conhecidos palestrantes motivacionais de vendas. Além de palestrante, ele atua como vendedor, empreendedor, escritor e também é fundador da Academia de Vendas. Além disso, é criador do PodCast as Primeiras 20 hora  . 

Suas palestras são realizadas dentro e fora do Brasil. No âmbito internacional, Diego já realizou palestras em alguns países, como Portugal, México, Estados Unidos e Argentina. Ele também é autor de livros. 

No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Pablo Mai: 

Erico Roxa

Intitulado como um palestrante de motivação e palestrante de vendas, Erico Rocha conta com apresentações dentro e fora do Brasil. Possui diversos artigos publicados nas principais plataformas digitais, como  UOL, Estadão, Exame e entre outros. Além de palestrante, também é autor e já publicou alguns livros, dentre eles “Formula de Propagamento” 

No vídeo abaixo, conheça um pouco mais dele:

André Iório

André Imbrolio é um palestrante motivacional, escritor e professor da MBA. Suas palestras fundamentadas na área da tecnologia, ciência comportamental, filosofia e neurociência. 

No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Flavio Muniz como Professor do MBA da PUC:

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    Os 5 melhores palestrantes de vendas internacionais

    Jeffrey Gitomer 

    É um empresário, escritor, palestrante motivacional e business trainer estadunidense. Possui mais de 40 anos de carreira e ao longo do seu trabalho, já publicou diversos livros sobre marketing e vendas. 

    No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Jeffrey Gitomer:

    Tonny Robbins

    Tonny Robbins é um dos maiores palestrantes estadunidenses. Além de palestrante, atua como estrategista, escritor e também é um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística. 

    No vídeo abaixo, conheça um pouco mais Tonny Robbins:

    Gary Vaynerchuk

    Gary Vaynerchuk é um dos palestrantes mais reconhecidos internacionalmente. Atualmente, é considerado melhor autor de best-sellers reconhecidos pelo New York Times. 

    No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Gary Vaynerchuk:

    Simon Sinek

    Simon Sinek é um grande palestrante e é conhecido mundialmente pelo seu poder de inspiração. Além de palestrante, é empreendedor e escritor. Autor de mais de 5 livros, dentre eles “Líderes Se Servem Por Último: Como Construir Equipes Seguras e Confiantes” 

    No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Simon Sinek:

    Hal Elrod

    Hal Erold também é um renomado palestrante de vendas americano e famoso pelo seu coaching de sucesso. Além disso, é escritor e autor do best-seller “O Milagre da Manhã”.

    No vídeo abaixo, conheça um pouco mais de Hal Elrod:

    Contrate agora uma palestra de vendas para sua empresa 

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    Diante de tudo que discutimos acima, pode-se perceber a importância de uma palestra de vendas para sua empresa, pois além de funcionar como uma fonte de motivação para equipe, ela também irá funcionar como um instrumento de capacitação corporativa. 

    Além disso, a empresa que promove um evento corporativo, seja uma palestra, um treinamento ou até mesmo um curso, ela irá receber bastante visibilidade no mercado de trabalho, o que é bastante positivo para a imagem e crescimento da empresa.

    Então, você que deseja impulsionar o seu negócio através de palestras impactantes de marketing, bem como treinamentos, cursos e consultorias em marketing digital, contrate aqui o especialista Flávio Muniz.

    Sobre o Palestrante em vendas Flávio Muniz

    Flávio Muniz é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Além disso, possui uma grande experiência em Marketing Digital, o qual conta com diversos cases de sucesse em SEO e Mídia Sociais.

    Atualmente, é autoridade digital no Instagram verificado @flymuniz e também no Youtube, o qual já conta mais de 200 mil inscritos.