O que é SEO, para que serve e como funciona? [ATUALIZADO]

O que é SEO para que serve e como Funciona?


Você sabe o que é SEO e como funciona? Muito gente fala sobre sobre o assunto SEO, mas poucos realmente sabem como funciona.

Um bom rankeamento ou melhor, posicionamento nos buscadores pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa no marketing digital. São mais 100 bilhões de pesquisas realizadas mensalmente somente no Google, portanto se seu site não está nem posicionado no SEO, ele é somente mais um.

Mas como posicionar bem nos motores de busca de pesquisas? Calma! Neste conteúdo completo, você entenderá o que é uma palavra-chave e conhecerá o Segredo do que é SEO e como ele funciona!

O que é SEO? Vamos Direto ao ponto!


Em nosso dia a dia, logo que surge uma dúvida ou algo que não sabemos, a primeira ação é uma busca Google, não é mesmo? Aquela famosa “Googada”!

É assim que milhões de pessoas em todo o planeta utilizam esse motor de busca (SERP) com o objetivo de encontrar produtos e serviços, o que faz do Google uma mina de ouro para as pessoas e projetos que sabem aproveitar seu potencial.

Mas, você já deve ter percebido que na muitas vezes você e todos os outros que buscam no Google costumam clicar apenas aos primeiros resultados de uma busca. Então, como fazer que a sua empresa ou projeto ocupe as primeira posições de destaque no Google?

Primeiro precisamos saber o que é SEO


É preciso dizer que SEO é um acrônimo – sigla para Search Engine Optimization, que, em português do Brasil, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Ou seja, um conjunto de técnicas que têm como meta posicionar site ou páginas no melhores resultados e posições dos motores de pesquisa. Resumindo, posicionar um site no topo do Google, Yahoo ou Bing!.

De forma mais, é como pedir um Rappi: você precisa habilitar sua localização para que a pizza chegue na sua casa. No SEO é a mesma coisa. É importante fazer ajustes no conteúdo do seu site ou blog para que ela possa ser encontrada de forma fácil e intuitiva por quem está fazendo aquela mesma busca no Google ou demais buscadores

Por meio das estratégias de SEO, é possível melhorar seu site para que ele como em uma corrida, ultrapasse os concorrentes que ocupam as melhores posições e se torne o primeiro na busca, chamando assim, a atenção das pessoas que estão buscando por aquele conteúdo. Simples né?

Qual a diferença entre SEM e SEO?


Já que uma das principais metas deste conteúdo é simplificar SEO, precisamos incialmente mudar uma grande trapalhada que surge quando começamos a entender o assunto e misturamos tudo quando aparece a sigla SEM.

O Search Engine Marketing abraça todas as estratégias de marketing pagas voltadas para mecanismos de busca. Os links patrocinados, como o Google AdWords e o Bing Ads, enquanto o SEO foca o alcance do usuário de forma orgânica (isto é, gratuita), o SEM é baseado tráfego pago. Aí você deve pensar SEO é muito melhor!

Como funciona a SERP ou melhor os motores de busca


A internet é uma grande mar de sites, blogs, portais, redes sociais que cresce cada dia mais com a adição de kilos e mais kilos de informações. Todos os dias surgem novos assuntos dos mais variados interesses e demandas sobre esportes, culinária, direito, games, freefire, pokemon, plantas, futebol e por aí vai.

A partir deste retrato, as marcas buscam estratégias para se destacar e aproveitar a divulgação que a internet proporciona para a realização de negócios lucrativos.

Para agilizar o link entre as pessoas e essa grande massa de conteúdo, surgiram os buscadores como o Google (motores de busca). São bancos de gigantes que contam com a inteligência artificial para pesquisas, que scaneiam a internet e colocam para dentro assuntos da melhor possivel afim de disponibilizar esses conteúdos da melhor forma para os usuários.

Para isso, esses buscadores utilizam robôs, ou crawlers que classificam as páginasde acordo com um determinado assunto ou termo, mostrando a autoridade e relevância de cada site ou blog dentro de uma determinada pesquisa. Muitos dizem que o robô do google é uma aranha que varre a internet categorizando os assuntos.

O robô do Google, principal buscador do mundo autal, utiliza três etapas para realizar esse carregamento de informações aos usuários.

O Primeiro é a Categorização


O primeiro é a categorização, processo pelo qual o robozinho do Google (Google bot) identifica as novas páginas e envia esses conteúdos ao sumário do buscador. Para realizar essa etapa, o algoritmo utilizam dados para determinar o que é prioridade e para indexar no buscador.

O passo a passo é feito com as páginas geradas em processos anteriores. O Googlebot 2021, o robô atualizado do Google vare cada uma das páginas da web, identifica a existência de novos backlinks ou novas informações e as envia dentro da plataforma do Google , atualizando assim o buscador.

Indexação: a parte que o Google coloca o site para dentro!


Aqui é onde está a maior confusão do SEO. A indexação é o próximo passo, onde o Googlebot realiza o processamento de todas as novas páginas e também das alteradas, colocando todas elas em seu súmario. Muitas pessoas confundem indexar com posicionar. Indexar é apenas colocar para dentro e posicionar é ranquear, ou seja fazer SEO.

A indexação não garante o posicionamento, a indexação é apenas quando o google coloca seu site ou página para dentro do catálogo de pesquisa.

Terceiro e último passo: A busca ou melhor “dar um Google”


No terceiro passo, se realiza a busca propriamente dita. Como você deve ter visto, ela não ocorre diretamente na internet, mas sim dentro em uma plataforma do próprio buscador Google. É possível que a cada nova pesquisa que você faça, você tenha um novo resultado. Isso acontece por que o Google quer que a experiência do usuário, ou seja a nossa experiência seja satisfatória.

Quando pesquisamos algo no Google, a resposta obtida nunca é por sorte. Ela é sempre originada em cima de mais de 200 fatores de posicionamento, mas entenda que a empresa nunca revela quais são os segredos mais relevantes para realizar o ranking das páginas. Mas trabalhando com SEO a mais de 15 anos, eu Flávio Muniz tenho uma boa ideia de como turbinar o posicionamento de página e sites, e isso é feito pela grande estratégia do SEO.

Atualização do algoritmo do Google 2021


A concorrência sempre estará lutando por um melhor posicionamento nas na busca do Google, o que só aumenta e dificulta ainda mais o posicionamento orgânico através de SEO. Assim sendo o Google precisa atualizar constantemente seus robôs para oferecer os melhores resultados na pesquisa para as pessoas.

Além deste ponto, nos últimos meses o Google vem atualizando constantemente para melhorar ainda mais suas estratégias de indexação. As últimas atualizações do Google visam a melhoria da apresentação dos sites no celular / mobile, passando a considerar a responsividade de sites como uma obrigação para o posicionamento de um site, blog ou portal.

A última atualização feita pelo Google tem relação direta com a autoridade e diversidade dos conteúdos dos sites: o índice de qualidade da página e conteúdos de áudio e vídeo também são fatores que fazem a diferença na hora de competir na primeira página do Google.

Os principais fatores de Posicionamento SEO de uma página.


São inúmeros os fatores que ajudam subir um site ou página no topo da busca do Google. Eles tem diferentes pesos e uma boa estratégia de SEO deve contar e englobar cada um deles, trabalhando de forma simétrica como em um “espetáculo de balé”.

Embora o Google não conte quais são os fatores mais decisivos para que os robôs coloquem um site no topo, sabemos que eles são mais de 200, ou seja, há muitos tópicos a serem considerados em uma boa estratégia de geração de tráfego orgânico / SEO e várias minúcias podem fazer a diferença no posicionamento .

Sabemos que todos os fatores tem relevância, porém, sabemos que alguns são priorizados pelo algoritmo ao realizar um bom posicionamento para uma determinada busca. Por isso, separamos alguns dos principais pontos que você deve colocar boa parte de sua atenção. Lembrando que se você negligenciar algum, não adiantar chorar que seu projeto não vai decolar.

Conteúdo de Qualidade e Marketing de Palavras-Chave


O primeiro e mais importante ponto de todos no SEO, mesmo que muitas pessoas tenha preguiça de executa-lo é o Marketing de Conteúdo. O Google não confirma oficialmente isso, mas é a qualidade de conteúdo, que dá relevância que a seu site para que ele aparece para uma determinada pesquisa. Por isso, na elaboração de um projeto de SEO, essa deve a sua preocupação inicial.

A produção de conteúdo de autoridade é realizada aqui no site Flavio Muniz a mais de 6 anos, de forma ininterrupta. Todas as semanas postamos conteúdos relacionados ao marketing digital e ao SEO que tem um grande peso no posicionamento orgânico. Dizemos que criamos assim raizes no Google.

Assim sendo, na hora de produzir um conteúdo, é necessário entregar ao usuário informações úteis e relevantes, que atendam de forma real às dúvidas do usuário e solucionem suas dores e anseios.

Ressaltando que um bom conteúdo não serve apenas para garantir um bom posicionamento no Google, mas também ajuda gerar relevância nas redes sociais e traz uma maior confiança aos clientes, que prestam atenção no você publica. Foi assim que me tornei autoridade no Instagram e levei tráfego ao meu canal do YouTube.

O conteúdo duplicado é um grande erro de muitas pessoas que começam a fazer SEO, o que pode ser gravemente punido pelo Google. O buscador identifica a duplicidade de conteúdo e indexa a página muito longe da primeira página do Google, mesmo com uma boa estratégia de SEO. Já vi casos do site cair na página 20 ou 30 do Google por conta de conteúdos copiados de terceiros. Cuidado, crie conteúdo original e autoral.

Responsividade: Agora é obrigação.


Digamos que 70% da navegação na internet hoje é realizada através do celular (mobile), e o Google está sempre de olho na experiência de seus usuários. Uma das últimas atualizações no algoritmo do Google foi feita para posicionar melhor sites que abriam perfeitamente em tablets, smarthphones e TVs Smart. Isso é responsividade.

O Google já disse várias vezes que dá mais relevância ao posicionamento de páginas que sejam mobile ou que contenham responsividade total. Essa importante característica vem do entendimento do Google de que é necessário entregar a melhor experiência possível aos seus usuários, em qualquer aparelho que eles estejam utilizando. Legal isso né?

Sabemos então que responsividade, é ponto vital para que sua empresa tenha sites responsivos ou versões completamente mobile (para celulares), para que o Google possa posicionar melhor, ou quem sabe na primeira página da busca.

SEO ON PAGE – por dentro da MATRIX


SEO On page são todas as configurações realizadas dentro do cógido páginas e que são compreendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do buscador do Google, pois ajudam os robôs a entenderem do que trata o seu conteúdo.

Vamos agora citar um por um os principais pontos do SEO ON page para que você possa aplicar no seu projeto:

Autoridade do domínio


Há um importante ponto a ser entendido quando trabalhamos com uma estratégia de SEO: ela é muito poderosa, mas os resultados são obtidos em longo prazo quando trabalhamos palavras muito concorridas e médio prazo quando trabalhamos long-tails. Isso quer dizer que é preciso ter frequência e paciência para que o posicionamento seja alcançado com sucesso.

Isso acontece porque outro fator muito importante na hora de posicionar páginas no Google é a autoridade do domínio (Domain Authority). Quando mais antigo é um domínio melhor, dizem por aí que domínios são como vinho e que a existência do site e a relevância de seu conteúdo para os usuários também tem que ser.

Cada site avaliado tem como herança a autoridade do domínio em que está hospedado, por isso é importante ter não apenas alguns conteúdos que se mostrem mais valiosos, mas sim ter a estratégia SEO de todo o site.

O score para a autoridade de um site vai de 1 a 100. Quanto mais alta a nota que um determinado domínio recebe, maior a DA – Domain Authority, tornando o site mais poderoso em um posicionamento em relação a outra página com pouca autoridade.

Por conta disso, caso você esteja na fase de iniciar seu site, não perca tempo para subi-lo ao ar, mesmo que ainda não tenha muito conteúdo. Uma vez que as páginas estiverem na web, elas já começarão a contar autoridade. O maior erro de designers e agências no SEO é o excesso de preciosismo, ou seja, enquanto o site não estiver “perfeito” ele não vai ao ar. Isso é um grande erro. Quanto mais tempo se perder na fabricação do site, mais tempo ele está perdendo de ganhar “horas” de autoridade no Google.

Performance e Velocidade da página


Um dos pontos mais importantes para o posicionamento de um site em uma busca diz respeito à sua velocidade e perfomance. Caso o seu site leve mais de 4 segundos para abrir em um navegador com condições normais de internet no Brasil, o Google o pune por prejudicar a experiência do usuário.

Sendo, o design de uma página é importante, mas carregá-la de informações, imagens pesadas e vários GIFs animados pode não ser uma boa ideia em termos de velocidade. Isso é de suma importância na hora de otimizar, ranquear ou construir um novo site.

Existem algumas dicas para driblar essa situação, por exemplo, reduzir imagens e GIFs, diminuir sua qualidade, reduzir o numero de imagens nos posts, coisas simples que podem ajudar muito. Você quer um site na primeira página do Google ou uma salada de fruta que agrada o seu ego?

Arquitetura da Informação do Site


Toda e qualquer informação de um site são lidas pelo robô do Google. Ele procura uma determinada ordem lógica de conteúdo, e a falta dessa organização pode dificultar o entendimento do usuário, levar a dar mais cliques e confundir o algoritmo do Google. Essa bagunça provoca um impacto direto no ranqueamento na SERP.

A estrutura das informações dentro do site é fator primordial para a navegação do usuário, o entendimento e a experiência da pessoa. Portanto, natural que o Google leve esse quesito em consideração na hora de posicionar nos resultados de busca.

É preciso seguir uma ordem cronológica de cabeçalho, corpo de texto, rodapé e heading tags de títulos e subtítulos (H1, H2 e demais). Tags Strong de destaque também são importantes para demonstrar pontos principais dentro do conteúdo do site.

Quando uma pessoas entra no seu site, os títulos e subtítulos já dão uma noção de como a informação está colocada e de onde o usuário pode procurar aquilo que procura. Chamamos isso de arquitetura da informação SEO, uma organização que auxilia o usuário a entender a escalabilidade do conteúdo e permite uma leitura mais fácil e confortável.

A tag do title é muito importante e mostra para os mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing o tema central da página, ajudando a sua indexação de acordo com os termos aos quais está relacionado. A Tag titulo é o ponto mais importante no SEO on page, ou seja, é o ponto de partida do SEO.

A meta description é parágrafo simples e curto que informa resumidamente ao Google, qual é o conteúdo que tem dentro de um página. Quando você não cria uma meta description, o Google cria para você, mas não é o ideal mesmo que essa tag não tenha fator de posicionamento, ela chama o clique, ou seja ajuda no CTR.

A description é mostrada abaixo do título na busca do Google, podendo influenciar diretamente a decisão do usuário na hora de clicar.

O SEO On Page pode ajudar na uma arquitetura ideal é o uso de palavras-chave em locais estratégicos do site. O Google percebe essas keywords na hora da indexação do conteúdo de um site e melhor posiciona-lo.

Palavras-chave são primordiais, mas entenda que é preciso ficar esperto à quantidade de palavras-chave utilizadas, uma vez que o excesso pode prejudicar a qualidade do conteúdo e fazer sua página despencar em posições. Como diria o poeta “menos é mais”.

SEO Off page – Referência para seu Site

Essa etapa do SEO não é feita dentro de seu site. É possível realizar ações também fora do seu domínio para gerar mais relevância e chamar a atenção para suas páginas, gerando autoridade na internet e melhorando o posicionamento no Google.

Esse momento se chama SEO off page e tem como base a construção de links em outras sites. Essa estratégia pode ser feita com a participação em blogs, PBN’s, guest posts, ou por meio de redes sociais, portais de conteudo e outros sites, fazendo link building para seu site.

Backlinks

Existem muitas pessoas que colocam o cavalo na frente da carroça e saem comprando backlinks tentando forçar o Google no posicionamento orgânico. Antes de sair por aí comprando backlinks todos os outros pilares acima devem estar em pé.

A qualidade de links que apontam para as suas páginas tem um grande peso no posicionamento do Google. O buscador entende que as citações de seus conteúdos em outros sites são como pontos de confiança a favor, que indicam que outros usuários acreditam naquilo que você mostra em suas páginas e acham seu conteúdo relevante.

Isso altera diretamente a autoridade do seu domínio, evidenciando que o seu site é verdadeiramente poderoso em determinado tipo de nicho, de acordo com os backlinks apontados para ele.

Além de receber backlinks, linkar também ajuda a aumentar a relevância. A estratégia de outbound links, dentro de seu próprio conteúdo, você cita outros sites reconhecidos pela autoridade na internet, o Google entende que a seu site utiliza fontes confiáveis e atribui mais autoridade para o seu domínio.

Todavia, é preciso ter muito cuidado, pois um erro comum é encher sites com links aleatórios, o que pode ser punido pelo mecanismo de busca. A utilização de links externos deve ser feita com moderação, inserindo apenas conteúdos relevantes para o assunto mencionado no nicho.

Segundo as regras do Google algumas páginas também não cedem autoridade (nofollow), pois muitos sites as citavam apenas de forma aleatória para adquirir mais pontos de posicionamento e melhorar o seu ranqueamento.

Sinais sociais provenientes das Redes Sociais

O Google leva muito em consideração as ações dentro das redes sociais para o seu posicionamento. Mas não importa se você conquistou uma grande quantidade de seguidores, curtidas ou compartilhamentos, isso não afetará o posicionamento de seu conteúdo nas buscas.

Mas, as redes sociais podem ajudar de forma indireta sua estratégia de SEO:

  •     Alavanca as menções à marca e a visibilidade na internet;
  •     Aumenta a exposição do site e o reconhecimento da empresa;
  •     Permite criar um sinal no Google Analytcs e um alerta de direcionamentos para o site, trazendo visibilidade para o Google.



Boas práticas nas midias sociais e uma estratégia eficaz podem gerar um bom tráfego para o seu site, ajudando na autoridade na rede e demonstrando para os mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é relevante para as pessoas.

Menções ao seu domínio

Conforme falamos os backlinks são importantes para a sua estratégia de SEO. Porém, as simples menções à empresa também são interessantes para gerar relevância e criar autoridade. Para isso, apenas uma menção, em vez de um link, já tem valor.

Os algoritmos do mecanismo de busca estão cada vez mais inteligentes e são capazes de entender quando uma citação está se referindo a uma determinada empresa, identificando o contexto dessa menção e verificando se ela é boa ou ruim.

Por exemplo, caso exista uma contenda em um blog ou portal sobre a sua empresa, o Googlebot poderá entender essas citações envolvendo o seu domínio, e isso influenciará em sua autoridade de forma boa ou ruim.

Por isso, dentro dessas citações também deve ser uma importante ação dentro de uma rotina de SEO, para negar que existam muitas opiniões negativas que impactem a relevância de sua página no posicionamento.

O que é uma palavra-chave e para que serve?

Um dos fatores primordiais para um bom posicionamento nos motores de pesquisa, como Google, Yahoo! e Bing, é a escolha correta da palavra-chave. Em resumo, é o termo de pesquisa que o usuário busca para alcançar uma solução para seu problema um dúvida. Por exemplo, alguém que precisa comprar uma geladeira pequena para uma kitnett poderá pesquisar pelo termo “melhor geladeira para apartamento pequeno”.

Por isso, é fundamental fazer pesquisas de palavra-chave para encontrar os melhores resultados que são relevantes para o seu lead ou cliente potencial.

Head Tail – Palavra Curta


A maioria dos clientes sempre quer posicionar no Google as palavras “de alta concorrência” que chamamos de palavras head tail as palavras curtas, com uma ou duas palavras, e que representam o segmento como um todo; algo global que poderia ser dividioem vários conteúdos e com diversos direcionamentos. Um bom exemplo é “marketing Digital”

A priori, quando ainda não temos muito conhecimento de SEO, pode parecer uma boa ideia investir tempo e dinheiro nesse tipo de palavra, afinal de contas, quando fazemos buscas, podemos verificar que elas possuem uma grande quantidade de pesquisas, ou em termos técnicos grande volume de tráfego orgânico..

Todavia, além de um volume de pesquisa alto, a concorrência também é um problemas nessas palavras. Isso pode prejudicar a sua estratégia de posicionamento, já que a disputa ocorre com sites e players de domínios com alta autoridade na internet. Trata-se de um erro comum e cometido por várias pessoas que ainda estão no início de sua jornada pelo SEO, ou conhecem um pouco mas a ambição fala mais alto. O que acontece? Nada. Geralmente a pessoa se frustra e diz por aí que SEO é impossível. É claro, tentou posicionar algo muito concorrido, oras.

Long Tail – Calda Longa mais chance de converter


Termos de busca muito curtos, como “marketing” ou “investimentos”, possuem grande concorrência para o posicionamento orgânico. Por isso, foi elaborado conceito de cauda longa da palavra, que foca em utilizar palavras-chave mais extensas ou frases específicas para ranquear nos mecanismos de buscas como o Google. Por exemplo, “marketing digital orgânico no google” ou “investimentos para pessoas de baixa renda” tem muito mais chance de sucesso e um público mais qualificado.

Ainda usando o exemplo de investimentos, podemos entender que o termo “investimento para pessoas de baixa renda” oferece uma boa oportunidade. Afinal, é uma modalidade investimento voltado para um tipo específico de público alvo.

Então, se você quer vender um curso de investimentos para quem tem baixa renda, é mais fácil e barato posicionar para que potenciais interessados encontrem sua pagina página para a palavra-chave “investimento de baixa renda”. É muito mais facil concorrer com um termo específico com 250 buscas por mês do que com um termo genérico com 5000 buscas mensais. Isso é um fato comprovado.

A cauda longa das palavras é recomendada para pequenas e médias empresas que não possuem capacidade de investimentos em mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads já que abre um leque por meio de palavras-chave de menor concorrência. Por isso gosto de dizer que SEO é democrático.

Keyword tools – Ferramentas de Palavras-Chave

Uma boa maneira ferramenta SiteChecker ou o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Mas qual é a palavra-chave ideal para o meu negócio?


Depende muito das metas da sua empresa. Você pode escolher disputar posições levando em conta a concorrência (mais fácil de ganhar destaque na primeira pagina), ou pelo volume de buscas (maior potencial atingir publico de massa).

Por que entrar de cabeça no SEO?

A internet é um lugar cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para ganhar dinheiro. Porém, para se destacar, é preciso ter visibilidade e uma boa presença digital. Uma bom projeto de SEO pode levar seus sites aos primeiros lugares nas ferramentas de pesquisas como o Google. Alguns benefícios para começar SEO hoje mesmo:

Aumento no volume de visitas

Utilizar estratégias de SEO tem um impacto poderoso sobre o tráfego do seu site. Um aumento de visitantes significa mais oportunidades de ganhar dinheiro na internet. Isso acontece devido à adequação de seu conteúdo com aquilo que o Google considera ser adequado e relevante.

Geração de clientes qualificados

É preciso dizer que esse aumento de tráfego não acontece do dia para noite; o aumento é do número de pessoas certas para o seu negócio, já que a pesquisa por determinado assunto e o interesse delas, e não de um anúncio que lhes foi apresentado. No começo é conta gotas depois vai aumentando conforme as palavras vão subindo no google.

✔️ Maior retorno sobre o investimento

O SEO é uma mina de ouro conhecida por garantir o aumento do ROI – Retorno Garantido sobre Investimento quando dá certo. Quando usamos suas estratégias de forma correta, temos uma melhoria significativa nas conversão, uma vez que passamos a ter muito mais pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa, consumidores com real interesse em adquirir seus serviços ou produtos.

Isso quer dizer que todos os investimentos realizados para a aplicação das técnicas de SEO retornam em lucratividade para a empresa, já que quanto maior for a autoridade de suas páginas na web, melhores serão o ranqueamento, a visibilidade e o número de visitantes em seu site.

Não se esqueça de que as estratégias de SEO devem ser pensadas a médio prazo 4 meses e longo prazo 8 meses. Os resultados podem demorar um pouco para acontecer, mas, se tudo for feito da forma correta você será extremamente grato por ter lido esse mega conteúdo sobre: O que é SEO?

Aumento da relevância do seu site

Finalizando nosso conteúdo sobre SEO, teremos aumento na autoridade de seu projeto, uma das mais importantes ações do uso afirmativo de uma estratégia de SEO, pois faz seu site ultrapassar os concorrentes e iniciar a ajudar a sanar as necessidades dos usuários.

Quando um usuário que confia em sua empresa se encontra automaticamente com um amigo ou familiar passando por um determinado problema para o qual sua empresa tem a solução, ele se lembra de indicar a seu site e seus conteúdos, pois confia em sua autoridade.

Conteúdo de qualidade e relevante faz com que a sua empresa se torne uma referência dentro do Google e vira referência de mercado e para os seus clientes.

Mas cuidado: não pense que fazer uma ou outra estratégia sozinha trará resultados. É necessário um conjunto de estratégias de SEO para que todas as ações estejam interligadas e para que os resultados concretos. Muita gente deixa de lado o conteúdo e só quer apontar links para o seu site. Muito cuidado para não tomar uma punição e parar na 10º página do Google.

Agora você já conhece tudo sobre SEO, que tal aprender mais no meu canal do YouTube? Tenho uma playlist completa sobre SEO.

Perguntas que todo mundo faz sobre SEO

✔️ O que é SEO?


SEO é um conjunto de estratégias que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas, sites, blogs, portais entre os melhores resultados dos motores de pesquisa. Ou seja, posicionar o que há de melhor para a experiência do usuário nas primeiras posições dos buscadores como o Google.

⭐️ Quais são os fatores de posicionamento do SEO?


Os principais fatores de posicionamento são: Qualidade de conteúdo ou marketing de conteúdo, autoridade do domínio (DA), velocidade da página ou performance da página, arquitetura da informação, backlinks de qualidade, sinais sociais nas redes sociais e outros obrigatórios como responsividade e LGPD em 2021.

✔️ O que é uma palavra-chave?


Sendo objetivo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para chegar a uma página. Por exemplo, alguém que precisa encontrar um profissional que manda muito bem em posicionar site no topo do Google, então a pesquisa pode ser: “Especialista em SEO” – que logo vai achar Flávio Muniz entre os primeiros.

⭐️ Para que fazer SEO?


A web é um lugar cheio de oportunidades e oferece as mais diversos tipos de negócios. Todavia, para se destacar, é preciso estar em destaque. O nectar do marketing digital é estar no topo da busca do Google e ser achado por milhões de pessoas que estão em busca do que você oferece. A pergunta então é “Por que não aparecer no topo do google?” por que não ter um site bem posicionado no Google?” Isso é SEO.

⭐️ SEO – Conclusão


Eu sou Flávio Muniz, Especialista em SEO, tenho expertise em marketing digital, centenas de cases em Otimização de Sites SEO e estou pronto para ajudar você e sua empresa a ter muito retorno e alcançar seus objetivos.

Se você está procurando por resultados, e quer elevar o nível de sua empresa, então, você precisa investir em SEO. O poder dessa estratégia é realmente incrível, mas é importante que você tenha ao seu lado um especialista em SEO capacitado que saiba extrair resultados.

Por isso, se você quiser transformar os resultados que você tem com seu site, contratar um especialista em SEO é fundamental. Eu posso te ajudar 😉

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