Flávio Muniz explica os 6 gatilhos mentais que ajudam empresas a BOMBAR no mundo digital

Flávio Muniz explica os 6 gatilhos mentais que ajudam empresas a BOMBAR no mundo digital

O marketing digital se utiliza de diversas estratégias para alcançar os objetivos da marca ou empresa. Algumas dessas estratégias são os gatilhos mentais. Conheça 6 gatilhos mentais que ajudam empresas a bombar no mundo digital, explicados pelo especialista em Marketing Digital Flávio Muniz.

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1-Empatia

O primeiro dos gatilhos mentais que ajudam empresas é o gatilho da empatia. A empatia, no seu sentido mais amplo, é a capacidade de descobrir, compreender e compartilhar a situação emocional do outro.

Quando falamos sobre a aplicação da empatia em um contexto comercial, nos referimos à compreensão do cliente ideal: seu contexto social, relacionamentos, modo de vida, valores, ideologia e problemas específicos que podem ser levados em conta para o desenvolvimento de uma oferta. Por isso, ao produzir conteúdo e oferecer os produtos e serviços no marketing digital é importante ter empatia para que os leads e clientes se identifiquem e sejam acolhidos pela empresa.

Gatilhos mentais que ajudam empresas
A empatia, no seu sentido mais amplo, é a capacidade de descobrir, compreender e compartilhar a situação emocional do outro.

2-Autoridade

Outro dos gatilhos mentais que ajudam empresas e a autoridade. A autoridade é um dos gatilhos psicológicos mais assustadores. A razão pela qual a autoridade é assustadora é a mesma razão pela qual ela é poderosa.

As pessoas não apenas respondem à autoridade legítima, elas também respondem à aparência dela. Um exemplo claro é como as empresas do setor de saúde, suplementos ou perda de peso usam endossos de profissionais médicos com credenciais impressionantes. Além disso, celebridades são frequentemente usadas para o mesmo propósito.

3-Escassez

Você não quer que seu público pense que seu produto é apenas para uma elite a princípio e que se abrirá para pessoas “normais” em uma data posterior.

Para usar a escassez em seu marketing, elimine qualquer possibilidade de abundância futura nas mentes de seus possíveis clientes. Ou mantenha a escassez ou aumente gradualmente o nível de abundância, sem revelá-lo ao seu público antes do tempo.

Algumas outras maneiras de usar a escassez em seu marketing são colocar um relógio de contagem regressiva na página do produto, criar um número limitado de produtos em um determinado período de tempo ou criar um nível limitado de acesso.

4-Consistência

Outro dos gatilhos mentais que ajudam empresas é a consistência. O comportamento passado diz muito sobre o comportamento futuro. Por diversos motivos as pessoas se esforçam para parecerem coerentes com seus pensamentos e ações anteriores. É exatamente por isso que grandes mudanças no estilo de vida, como perder peso ou parar de fumar, são muito mais bem-sucedidas quando o objetivo é anunciado publicamente. O segredo é tornar o compromisso um ato público.

5-Reciprocidade

A reciprocidade é um gatilho psicológico poderoso e profundamente arraigado. E, o princípio é simples: quando você recebe, é mais provável que você dê. Então, como você ativa a reciprocidade online? A maneira mais óbvia é através de “ofertas de conteúdo”.

Ofereça ao seu público vários e-mails gratuitos e valiosos com cursos online, e-books, materiais de estudo, e outros conteúdos que interessem e agreguem valor a ele. Ao receber o material ele vai se sentir agradecido e vai querer retribuir, mesmo que inconscientemente, se tornando um cliente fiel.

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6-Prova Social

Gatilhos mentais que ajudam empresas
Use depoimentos de seus clientes ou mostre números de quantas pessoas usam seus produtos para que seu público saiba que seu produto produz resultados.

Este é um dos gatilhos mentais que ajudam empresas mais comuns, mas ainda assim é necessário mencionar. Nós olhamos para os outros para determinar quais ações devemos tomar. Mostre aos seus clientes em potencial quanto os outros estão se beneficiando de seu produto para que eles saibam que funciona. Use depoimentos de seus clientes ou mostre números de quantas pessoas usam seus produtos para que seu público saiba que seu produto produz resultados.

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