3 Etapas para eliminar dados ruins no Google Analytics | Palestrante em Marketing Digital

Flávio MunizPalestrante de Marketing Digital3 Etapas para eliminar dados ruins no Google Analytics | Palestrante em Marketing Digital

Etapas para eliminar dados ruins no Google Analytics | Palestrante em Marketing Digital

Como você pode dizer que o tráfego é uma porcaria?

É muito fácil dizer quando o tráfego que você está recebendo é uma porcaria. Quanto mais você trabalha na análise da web, mais experiência você lidou com esses problemas.

Eu posso dizer quando o tráfego é lixo em cerca de .0002 segundos usando uma lista de verificação mental que desenvolvi ao longo dos anos.

Estas são as regras que eu ensino para as centenas de alunos que passaram pelos meus cursos.

Aqui está a lista de verificação!

1) Se parecer muito bom para ser verdade, é

O tráfego raramente cai do céu. Sim, há momentos em que algo que você escreve se torna ​​viral. Ou é apanhado por um influenciador e se espalha.

Mas estes são momentos raros para 99,9999% das páginas da web.

Quando você olha relatórios analíticos, olhe para ver o que mudou desde o último período que você analisou. Se alguma coisa importante mudou, sempre assume que os dados estão errados .

A confiança cega em números é mais perigosa do que não olhar para os números.

2) O tráfego tem uma meia-vida que geralmente dura mais do que alguns dias

O próximo passo da análise é compreender os padrões de tráfego naturais para o seu site. Quando algo é viral, quase sempre segue o mesmo padrão.

Há um grande aumento no tráfego por um ou dois dias. Após alguns dias, o tráfego cai pela metade. Mais alguns dias e cortes à metade novamente. Ao longo do tempo, o tráfego desaparece até zero.

Aqui está um exemplo de um padrão de tráfego natural de quando uma postagem:

 

3) Para confirmar que o tráfego é um tráfego não-humano ou bot, observe suas métricas de referência

A maneira mais fácil para mim dizer que o tráfego é lixo é uma taxa de rejeição de 100%.

Ou uma taxa de rejeição de 0%.

Ou uma taxa de visitantes 100% nova.

Ou uma nova taxa de visitantes de 0%.

Eu analisei bilhões de visitas ao site e vi milhões de fontes de tráfego. Nunca vi uma taxa perfeita de 0% ou 100% para qualquer métrica do tráfego humano.

É praticamente impossível que isso aconteça, por causa da forma como coletamos dados analíticos. Uma nova visita no Google Analytics significa que um cookie de visitante nunca foi configurado em um navegador. Se o seu conteúdo for viral, não há chance de que ele atinja apenas novos visitantes.

Uma taxa de rejeição de 100% significa que todas as pessoas que visitaram seu site deixaram sem tomar qualquer tipo de ação incremental. Só vi isso acontecer com o tráfego do Google AdWords. Com um baixo orçamento.

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